Notícia - Sindicato dos Engenheiros de São Paulo completou 80 anos

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) completa hoje 80 anos. Possui mais de 200 mil profissionais e mais de 50 mil associados e 25 delegacias sindicais.

O sindicato começou no dia 21 de setembro de 1934, num encontro de 12 engenheiros na Rua Líbero Badaró. A partir do Movimento de Renovação, nos anos 1980, o sindicato engrossou, com outros setores, a luta pelo fim da ditadura. Nos anos 2000, a luta foi contra a estagnação, e o avanço do neoliberalismo.

Nas campanhas salarias de 2014, houve a recomposição da inflação e aumento de 7%. Uma pauta constante é a defesa do piso da categoria previsto na Lei 4.950-A/66, estipulado em nove salários mínimos para jornada diária de oito horas, além de um plano de carreira que propicie a valorização permanente do profissional, condições de trabalho adequadas e acesso à qualificação constante. Ainda na questão sindical, o Seesp teve atuação decisiva na constituição da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).

O Seesp também tem como agenda o debate acerca do desenvolvimento nacional e a busca de alternativas para o avanço do País. Debate que se realiza no projeto: "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", lançado em 2006 pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Na fase atual, a iniciativa está voltada ao combate à desindustrialização. Além disso, o sindicato criou e mantém o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), credenciado pelo MEC em 2013 para oferecer o primeiro curso de Engenharia de Inovação do Brasil.

Fonte:  Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - 22/09/2014