Notícia - Com mobilizações, metalúrgicos de três fábricas conquistam reajuste de 10%

Após a escalada de paralisações deflagrada pela categoria, metalúrgicos de três fábricas de São José dos Campos e Caçapava fecharam os primeiros acordos da Campanha Salarial 2014, nesta sexta-feira, dia 19. Os trabalhadores da TI Automotive, MWL e Sun Tech conquistaram 10% de reajuste.

O índice é uma grande vitória. Antes das mobilizações, os patrões queriam empurrar apenas a reposição da inflação, de 6,35%. No início da semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região  já havia protocolado aviso de greve.

Na TI Automotive, fábrica de autopeças em São José dos Campos, os trabalhadores completaram cinco dias de paralisação, nesta sexta-feira. Pressionada, a empresa chegou a um acordo e aceitou reajustar os salários em 9,2% em setembro mais 0,73% em janeiro, totalizando os 10%, sendo 3,14% de aumento real médio. 

Além disso, os trabalhadores da TI conquistaram a renovação das cláusulas sociais e estabilidade no emprego até 15 de janeiro de 2015. Os dias parados não serão descontados e apenas um dia será compensado. Com essa vitória, os trabalhadores encerraram a greve. A fábrica possui cerca de 650 funcionários.

Na MWL, fabricante de rodas e eixos ferroviários, em Caçapava, a conquista veio depois que os trabalhadores entraram em greve, na manhã desta sexta-feira. Além do reajuste salarial (também dividido entre setembro e janeiro), não haverá desconto das horas paradas durante a greve e a empresa se comprometeu a efetivar 22 temporários que trabalham na fábrica. A proposta foi aprovada em assembleia. 

Na Sun Tech, fornecedora da LG Celulares, com cerca de 400 trabalhadores em São José dos Campos, o reajuste será aplicado integralmente em 1º de setembro, o que representa 3,43% de aumento real. As cláusulas sociais ainda estão em discussão e as trabalhadoras reivindicam, entre outros pontos, licença remunerada para vítimas de violência doméstica e ampliação do período de auxílio-creche. 

Mobilização continua

Onde ainda não houve acordo, as mobilizações continuam. Os trabalhadores da Deca, em Jacareí, atrasaram a entrada em uma hora, nesta sexta-feira, e reafirmaram que, se não houver acordo, vai ter paralisação. A empresa fabrica válvulas e possui cerca de 150 trabalhadores. Ao longo da semana, também houve mobilizações na Armco, Parker Hannifin, Parker Filtros, Alestis, Sobraer e Wirex Cable. 

“Toda a categoria está se mostrando bastante mobilizada, o que certamente vai levar a uma Campanha Salarial vitoriosa para todos os trabalhadores. É como dissemos desde o começo: só a luta leva a conquistas”, afirma o diretor do Sindicato Emerson de Lima.


Fonte:  Shirley Rodrigues/Assessoria Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - 22/09/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.