Notícia - Frente de Luta Antirracismo realiza ato em Minas neste sábado

Organizado pelo movimento negro e entidades do movimento social, acontece neste sábado (13), às 9h, o Ato Movimento Negro com Dilma, no centro de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Nós organizamos a Frente de Luta Antirracismo para lutar por avanços nas políticas públicas que favoreçam a igualdade racial, o combate à homofobia e a equidade de gênero”, preconiza Mônica Custódio, secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB.

De acordo com Mônica, “avançamos pouco no mercado de trabalho na questão de se igualar os salários entre homens e mulheres, brancos e negros, mas já temos a ampliação de postos de trabalho que beneficiam a população negra, que é a base social e econômica do país”.

Na questão histórica e política, Mônica teme pelo fim dos programas sociais que “favorecem a luta por uma sociedade mais justa e igual”, acentua. “Tanto as cotas, como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e as facilidades implantadas no Fies (Financiamento Estudantil), correm risco de serem extintos e nós queremos reafirmar a disposição de defender a manutenção desses programas”, sinaliza Mônica.

A dirigente cetebista valoriza o programa Juventude Viva. Para ela, “avançou-se muito nas políticas públicas, como o Juventude Viva, que combatem a violência contra a juventude, essencialmente dos moradores da periferia, ameaçados pela repressão policial, tanto quanto pelo crime organizado”, reforça.

Além de todos esses a sociais implantados desde 2003 no país, Mônica defende a continuidade do Bolsa Família, do Programa Nacional de Agricultura Familiar, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, entre outras políticas governamentais em “benefício dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo com a diminuição da pobreza, a erradicação do analfabetismo, o aumento da produção de alimentos e a qualificação profissional que ajudam a acabar com as discriminações”, conclama.


Fonte:  Marcos Aurélio Ruy/Portal CTB - 12/09/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.