Notícia - Paulistanos participam da Semana da Luta pela Reforma Política

De 1º a 7 de setembro a CTB participa, junto com as demais entidades, da Semana Nacional de Luta pela Reforma Política e Democrática que busca colher 1,5 milhão de assinaturas em praças e ruas de todo o Brasil, para que seja aprovada uma reforma estrutural que será possível se houver alteração da atual composição do Congresso Nacional.

Entre as ações na campanha estão a luta por eleições limpas e transparentes no Brasil, o afastamento em definitivo do dinheiro de empresas nas eleições, a luta pela igualdade entre homens e mulheres nas eleições, a participação soberana do povo em decisões nacionais, eleições proporcionais em dois turnos (1°turno: voto de partido, 2°turno: voto do candidato) e o voto único (o candidato eleito considera seus votos apenas para sua própria candidatura e não para outros do partido).

O Secretário de Políticas Sociais da CTB, Rogério Nunes declarou que este cenário de eleição é o momento propício para aumentar a força na coleta de assinaturas na busca de mudanças na campanha eleitoral e na reforma agrária do país.E um dos fatores que enfatizou, é o eleitor rico possuir peso maior nas votações por simplesmente financiar as campanhas, com isso obtendo mais vantagens nos direitos pós- candidatura, o que marginaliza os demais eleitores humildes, que mesmo em maioria nas votações, têm seus direitos esquecidos por simplesmente apenas votarem.

A Coalizão que luta pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas por todo o país, é formada pela OAB, CNBB, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma e outras 91 entidades da Sociedade civil.

Fonte:  Arthur Dafs - Portal CTB - 02/09/2014