Notícia - Sindicatos vão se mobilizar contra acidentes de trabalho terceirização

Os sindicatos da região vão se mobilizar para evitar que o projeto sobre a terceirização de trabalho seja aprovado no Congresso Nacional. “Isto será o fim de tudo, a começar pelo emprego digno, pois haverá precarização de serviço, com sequelas terríveis contra os trabalhadores e poderá atingir dimensões dantescas, pois ao final da linha estará até a extinção da justiça do trabalho”, disse Ricardo Saraiva , Big, presidente do Sindicato dos Bancários.

Ele foi o primeiro a falar, ontem, em palestra,  no Sintrasaúde, promovido pela Fundacentro, com apoio de sindicatos da região. O sindicalista mencionou que é preciso muito mais mobilização para evitar a aprovação do projeto, que foi barrado já em duas tentativas de votação em plenário da Câmara Federal.

No evento, o médico do Trabalho Antonio Ricardo Daltrini deu  explicações detalhadas sobre as atividades da Coordenação de Trabalho de Saúde do Trabalho (CST) da Fundacentro, na Capital. Além disso, abordou, também, questões importantes da Norma Regulamentadora 32, que estabelece as diretrizes básicas para a adoção de medidas de proteção e segurança aos trabalhadores. Segundo o especialista, o principal objetivo é identificar as necessidades desse pessoal em termos de cursos direcionados ao setor. 

Segundo o coordenador-técnico da Fundacentro, Josué Amador da Silva, a entidade se prepara para ter sua filial em Santos, na Avenida Ana Costa, 21, e prepara eventos para orientar os trabalhadores da Baixada Santista. “Estamos na reta final do ciclo de palestras, que vem correspondendo às expectativas dos trabalhadores da regiã. É sempre bom esclarecer e tirar dúvidas, pois a prevenção é o melhor caminho para se evitar acidentes e doenças profissionais”, disse ele, salientando o próximo evento do órgão do Ministério do Trabalho, versando sobre Educação, deverá ocorrer em setembro, na sede do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários (Settaport).

De volta a Santos

O ciclo de palestras e demais acões técnicas que vêm acontecendo na região têm como principal meta o retorno do Escritório da Fundacentro a Santos, o que iria facilitar a implementação de medidas de interesse dos trabalhadores nas áreas de segurança e saúde.

Com esse propósito, representantes de mais de 20 sindicatos dos segmentos portuário, químico, industrial e aquaviário, com o apoio de movimentos sociais da região, apresentaram recentemente, à presidência do órgão, o pedido de formal de retomada das operações da unidade regional, que está inativa desde 2011. 


Fonte:  Diário do Litoral - 28/08/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.