Notícia - Condutores de ambulância do RJ ganham sindicato próprio

Os motoristas e condutores de ambulância do Rio de Janeiro ganharam oficialmente um sindicato, o Simcaerj (Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro). O diretor administrativo do sindicato, Henrique Granadeiro, é de Angra dos Reis. No Sul Fluminense há cerca de 10 mil trabalhadores dessa categoria.

Depois de ser sancionado o projeto de lei que torna o motorista de ambulância uma profissão, os condutores conseguiram uma importante vitória. “Desta forma, é errado dizer que somos socorristas, ou motoristas socorristas, pois não somos oriundos da área da saúde. Nós somos socorristas porque damos o sangue, coração e a alma para auxiliar no salvamento, mas somos Condutores de Ambulância,” disse Henrique Granadeiro.

Em Angra dos Reis, o Simcaerj se reúne quando necessário na central de ambulâncias do município. A última reunião contou a com a presença do vereador José Antônio, e tratou de diversos temas, sendo o principal tirar dúvidas em relação ao sindicato e a regulamentação da categoria.

Segundo o sindicato, esta vitória é o início de inúmeras conquistas que irão ocorrer para a categoria, e consequentemente para a sociedade, e não teria sido possível sem a união e o apoio de todos os dirigentes sindicais e representantes estaduais, que lutaram junto da Abramca (Associação Brasileira de Motoristas Condutores de Ambulância) por melhorias, qualificações, humanização e conscientização na área.

“A partir de agora, todos os dirigentes sindicais que são representantes da categoria em cada estado poderão lutar por benefícios como piso salarial, insalubridade, condições de trabalho, carga horária, ações jurídicas e entre outros. Essas ações serão realizadas através de acordos coletivos de trabalho que serão feitos juntamente com a categoria e os representantes sindicais de seus estados,” finalizou Henrique Granadeiro.

O SINDICATO

O Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro,é uma proposta cuja finalidade é reunir uma categoria que tem servido à sociedade na área da saúde, transportando dezenas de pessoas em todo o Brasil no atendimento de urgência e emergência. É justamente a habilidade e dedicação desse profissional que faz a diferença no socorro, tornando a relação tempo-resposta uma ação primordial no intuito de salvar vidas.

Fonte:  A Voz da Cidade - 28/08/2014