Notícia - Servidores da prefeitura e da Câmara de Americana ameaçam greve

Os servidores municipais de Americana podem decidir pela greve em assembleia marcada para a próxima terça-feira, às 17h, na sede social, no Werner Plaas. A proposta será colocada em pauta pelo sindicato dos servidores, por causa de atrasos nos repasses obrigatórios ao sindicato, a bancos e à Previdência Social.

Hoje a assembleia será dos servidores da Câmara, que estão com os salários atrasados. A prefeitura alega que não é necessário greve porque tenta resolver a situação.

Os servidores da Câmara fazem assembleia às 14h30 para discutir atrasos no pagamento por causa do repasse parcial do duodécimo. O sindicato vai discutir com servidores o ingresso de ações coletivas ou individuais dos associados para ressarcir prejuízos.

A proposta de greve é motivada pela apropriação indébita dos valores do empréstimo consignado, dos convênios do sindicato com o comércio, planos de saúde e do seguro, além de falta de repasses ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no caso dos celetistas, e as contribuições ao Ameriprev, no caso dos estatutários.

Os salários dos professores eventuais e as bolsas dos estagiários estão atrasados. Era para a prefeitura ter repassado R$ 450 mil ao sindicato até o dia 10, mas ontem foram depositados apenas R$ 200 mil e a prefeitura prometeu quitar o restante amanhã.

CAOS

"A prefeitura está um caos", afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores, Antonio Adilson Bassan Forti, o Toninho Forti.

O prefeito Diego De Nadai (PSDB), cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), governa a cidade por liminar.

Servidores cobraram uma posição do sindicato. Muitos passam por dificuldades financeiras, foram incluídos no serviço de proteção ao crédito pelo não repasse dos valores descontados para quitar o crédito consignado e não conseguem usar cheque ou cartão de crédito. "A situação é muito grave. É gravíssima", resumiu Toninho.

Os comerciantes que mantêm convênios com o sindicato estão temerosos de autorizar as compras e não receber. "É doloroso para a gente conviver com esse tipo de problema. A população está apreensiva, os comerciantes estão apreensivos e os servidores estão agoniados", resumiu Toninho.

OUTRO LADO

A prefeitura informou que não há necessidade de deflagrar greve pois está resolvendo todos os problemas através do diálogo e fazendo "o possível e o impossível para priorizar o servidor".Também informou que pagou a maior parte do crédito consignado dos servidores e os valores estão sendo quitados gradativamente, conforme fluxo de caixa.

Fonte:  Claudete Campos - 27/08/2014