Notícia - Duratex não concede aumento salarial, mas usa helicóptero e PM para impedir greve

Práticas antissindicais, truculência e assédio moral – são as estratégias adotadas nos últimos dias pela unidade da Duratex em Botucatu, a 235 km da capital paulista, na tentativa de pôr fim à greve dos trabalhadores/as por reajuste salarial. A empresa faz parte da Itaúsa - Investimentos Itaú S.A, holding entre os maiores grupos privados do país.


No domingo (17), a categoria cruzou os braços e, para garantir o cumprimento dos turnos que se revezam nas 24 horas de funcionamento, a Duratex fretou helicópteros para transportar os trabalhadores/as; fez ameaças de demissão por meio de telegramas e de ligações à família dos funcionários/as; obrigou um grupo de cerca de 20 pessoas a permanecer na unidade, dormindo em colchões improvisados dentro das instalações da fábrica.


“Conseguimos inibir o uso do aeroporto da cidade, mas a empresa parou o jogo de futebol que ocorreria no domingo para que o helicóptero pousasse no campo da Associação Atlética Ferroviária”, conta Anderson Inácio da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Botucatu e Região - (Sinticom Botucatu).


A greve foi deflagrada diante da intransigência da empresa, que encerrou as negociações com o sindicato no último 6 de agosto. O principal impasse é o reajuste salarial de 6,05% referente apenas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, sem o aumento real de 1,5% reivindicado pela categoria. Após assembleia no dia 11, a Duratex foi notificada sobre a possibilidade de greve, mas não reabriu o diálogo.


“A Duratex mobilizou todo o staff das chefias para pressionar, inclusive ligando para as esposas, dizendo que os maridos seriam demitidos, que iria faltar comida em casa e já orientaram sobre o local do helicóptero para buscar os funcionários. Como é uma cidade pequena, está suscetível a esse tipo de pressão”, relata Claudio da Silva Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e de Madeira filiados à CUT (Conticom).


Truculência - No início da semana, o Sinticom Botucatu tentou rearticular o movimento grevista, mas a empresa mantém a retaliação truculenta a qualquer tentativa de ação sindical, inclusive com a presença da Polícia Militar do governo estadual paulista nos portões da fábrica e dentro dos ônibus fretados, impelindo os funcionários a entrar na empresa. “A PM foi fazer guarda patrimonial na porta da Duratex, fazendo o serviço do capitalismo para repressão dos trabalhadores”, critica o presidente da Conticom.


O Sinticom Botucatu registrou um Boletim de Ocorrência (BO) denunciando todas as irregularidades da empresa. Porém, no BO o caso foi caracterizado somente como crime contra a organização do trabalho, sem considerar o cárcere privado dos trabalhadores/as obrigados a dormir dentro da fábrica.


As estratégias de constrangimento são semelhantes às adotadas por outras empresas do grupo Itaúsa, como é o caso do Banco Itaú, onde a categoria também sofre assédio moral para que não faça greve – gestores dos bancos ligam para convocar os funcionários ou percorrem agências acompanhados de advogados, ameaçando e pressionando os bancários.


Outro lado – Apesar de toda a celeuma provocada com o encerramento das negociações, em notícia publicada no portal JCNet, de Bauru, a Duratex informa que está aberta às negociações , “seguindo premissas da transparência e da boa governança, fornecendo, constantemente, informações para colaboradores e comunidade”.


Sobre o fretamento do helicóptero, alegou que a medida foi necessária diante da “complexidade do processo produtivo” e esclareceu, ainda, que mantém um relacionamento “sadio” com o Sinticom Botucatu. 


Fonte:  Flaviana Serafim - CUT São Paulo - 21/08/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.