Notícia - CTB participa de encontro das centrais do Cone Sul na Argentina

A CTB participa, representada por sua secretária de Imprensa e Comunicação, Raimunda Gomes (Doquinha), da plenária da Coordenadora das Centrais Sindical do Cone Sul (CCSCS), que ocorre até esta quarta-feira (20) em Buenos Aires, na Argentina.

Durante a reunião, os sindicalistas fizeram uma avaliação da 16ª Cúpula Social do Mercosul (Mercado Comum do Sul), realizada na Venezuela em julho deste ano. O bloco é presidido temporariamente pela Argentina. As centrais daquele país, presentes no encontro (CTA e CGT) propuseram que a CCSC incorpore ações e estratégias para enfrentar desafios como os “Fundos Abutres”.

Outros temas relativos aos mundo do trabalho na região também foram discutidos, entre eles, debateu-se o fim do trabalho infantil na Bolívia. Os sindicalistas irão cobrar do governo e da central boliviana (COB) o atenção para os acordos internacionais.

No fim da plenária aprovou-se duas resoluções: contra os ataques israelenses a Gaza e a ampla adesão à companha internacional de boicote à Israel (BDS) e outra contra os Fundos Abutres, que serão encaminhadas ao governo.

A próxima reunião ocorre nos dias 20 e 21 de outubro no Paraguai. Participaram do evento as centrais : PIT- CNT (Uruguai), CGT e CTA (Argentina), UNETE (Venezuela), CUT (Chile) e CGTB, UGT, FS, CTB e CUT (Brasil).

Fonte:  Portal CTB - 21/08/2014