Notícia - Empresas do setor eletroeletrônico de Manaus fazem paralisação

Mais de 300 trabalhadores da Whirlpool, localizada no km 12 da Estrada da Torquato Tapajós, na Colônia Terra Nova, zona norte, paralisaram as atividades durante uma hora, na manhã desta terça-feira (19). Esta é a quarta empresa do setor eletroeletrônico a se manifestar em apoio à campanha salarial 2014. Sony e Eletrolux também aderiram ao ato.

Em nota publicada no site do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), o presidente, Valdemir Santana, afirmou que a greve acontece “em virtude do descumprimento de várias cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), entre elas, no que se refere à alimentação, vagas nas creches, promoções e até situações de assédio moral dentro da empresa”.

Sobre o reajuste salarial do setor eletroeletrônico, Santana informou que o sindicato continuará com as paralisações diárias de uma hora das empresas do setor, até que os empresários fechem o acordo com o valor proposto em assembleia pelos trabalhadores.

"As fábricas que receberão as paralisações são as com maior dificuldade na negociação com as suas diretorias", informou o presidente. Segundo ele, as paradas serão feitas com surpresa e informadas somente no dia.

Ainda conforme informações da nota, o Sindmetal disse não aceitar a contraproposta apresentada pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees).

“Esse setor foi o que mais ganhou dinheiro este ano e só quer reajustar em 6% o salário dos trabalhadores. O sindicato não aceita isso e a categoria reivindica 13,15%, com data-base em agosto”, afirmou o presidente em nota no site do sindicato.

Estão previstos para aderir ao movimento os trabalhadores dos segmentos de aparelhos elétricos, eletrônicos, eletroeletrônico, de materiais e componentes, de jogos eletrônicos e similares, informática, de condutores elétricos, dentre outros.

Fonte:  Tiago Melo/D24am - 20/08/2014