Notícia - Funcionários da Mercedes em MG que estão suspensos iniciam cursos

O início de cursos para os funcionários da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, que estão em suspensão temporária de contrato, está previsto para a próxima semana. O acordo está em vigor desde esta segunda-feira (18) e segue até 17 de janeiro de 2015. A assessoria da empresa informou que o acordo foi oficializado com 166 dos 800 colaboradores da unidade. Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, João César da Silva, afirmou que foram 177.

A assessoria informou ainda que, durante o período da suspensão, cada colaborador deve fazer um curso de capacitação e aperfeiçoamento de 300 horas. Segundo a empresa, são verificados quais cursos são interessantes para o desenvolvimento dos funcionários de acordo com as áreas afins ao trabalho realizado. Os cursos serão realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em três unidades em Juiz de Fora.

Segundo a assessoria, os cursos são os de assistente de planejamento e controle de produção, aperfeiçoamento de leitura e interpretação de desenho, mecânico de motores ciclo OTTO, montador de móveis, pintor industrial e soldador no processo Mig e Mag.

O sindicato informou que os cursos de solda e pintura começam na quinta-feira (28) para 80 trabalhadores. Em 15 de setembro, de acordo com o sindicato, outros cursos começam para 74 funcionários.

Outros funcionários estão aguardando liberação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para curso na área de panificação. O presidente João César da Silva disse que a resposta sobre esse curso será no dia 28 de agosto. "Alguns se interessaram por esse curso e pediram autorização para participarem", explicou.

No dia 1º de agosto, os funcionários aprovaram, em assembleia, o acordo entre Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa para a suspensão de contratos de trabalhadores da unidade por cinco meses. A medida foi negociada ao longo de julho entre empresa e sindicato.

A decisão de suspender os contratos é decorrente da readequação ao mercado após a queda da produção na unidade. Em abril, a companhia deu férias coletivas para cerca de 400 trabalhadores, retomando o trabalho em maio. Outros 140 funcionários que estavam em licença remunerada desde o início de junho retomaram o trabalho em 5 de agosto.

Fonte:  G1 - 20/08/2014