Notícia - Sindicato dos Jornalistas e entidades homenageiam Suplicy

As direções do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Paulo (SJSP), da Associação dos Jornalistas Veteranos de São Paulo (AJVSP) e da Associação dos Repórteres Fotográficos no Estado de São Paulo (Arfoc/SP) homenagearam na tarde desta segunda-feira (18) o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) pelo seu empenho na aprovação do Projeto de Emenda à Constituinte (PEC) do Diploma dos Jornalistas no Senado Federal.

Suplicy, que é sócio número 6571 do Sindicato por ter trabalhado desde 1962, no jornal Última Hora e posteriormente na revista Visão e jornal Folha de S. Paulo, recebeu uma placa que reproduz a sua ficha de sindicalização, ocorrida em 1980. “Sinto-me honrado com a homenagem e os jornalistas podem contar comigo não somente no apoio à PEC do Diploma, como também a temas como a liberdade de imprensa e de expressão”, disse o senador.

Durante a homenagem, Suplicy relembrou da presença do presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), em Brasília, junto com outros dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para lutar pelo diploma. “Eu mesmo, que sou jornalista com exercício anterior à lei do diploma, apoio esta proposta. Em 1975/76, o Sindicato pressionava para os que não o tivessem não pudessem exercer a profissão. Quase tive que deixá-lo. O Lula (Luiz Inácio da Silva) me disse na oportunidade que ele considerava justa esta luta dos jornalistas e que eu não deveria temê-la, por que ela permitia o exercício por aqueles contratados antes da lei”, disse.

Motivo de satisfação

O presidente do SJSP, Guto, disse que a homenagem à Suplicy tinha sido uma decisão da direção do Sindicato não apenas por que o senador tinha apoiado a aprovação da PEC do Diploma no Senado, como por ter registro profissional e ser jornalista sindicalizado. “O senador do PSDB de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo, fez campanha aberta contra o diploma. Enquanto Suplicy votou à favor da PEC”, disse.

Já o presidente da AJVSP, Amadeu Mêmolo, disse que era um motivo de orgulho e satisfação receber no Sindicato o senador Suplicy. “O senhor é exemplo de pessoa humana. Somos gratos não só pela sua atuação no Senado, como pelo apoio à PEC do Diploma”.

Douglas Mansur, que representou a diretoria da Arfoc-SP, lembrou a atuação do senador em defesa dos trabalhadores. “Através dele, os jornalistas tiveram vez e voz no Senado, sobretudo na votação da PEC”, disse ele.


Fonte:  SJSP - 19/08/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.