Notícia - RS: Sindicatos calçadistas esperam confirmar dissídio da categoria até o final do mês

O andamento das nego­ciações do dissídio salarial da categoria dos Sapateiros está paralisado, de acordo com informações obtidas com os presidentes dos Sindicatos do Vale do Paranhana, con­tatados pela reportagem de Panorama. As negociações, com data limite para ocorre­rem até o próximo dia 31, es­tavam paralisadas até quar­ta-feira em toda a região.

Em Taquara, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Calçadista, Sílvio Kirsch (foto), após realizar assembleia com os trabalhadores, o valor do pedido para o piso da cate­goria ficou em 10%, mais o reajuste referente à inflação. Atuando há mais de 10 anos à frente do Sindicato, Sílvio disse que pretende negociar diretamente com a Abical­çados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), caso não obtenha retorno do Sindicato Patronal nos próxi­mos dias, para que possa dar um retorno aos trabalhado­res.

Sobre o setor calçadista taquarense, o presidente lembrou que a empresa Di Cristalli, que será instalada no ginásio da paróquia San­ta Teresinha, está com pou­ca procura de interessados nas vagas até o momento. Sílvio ressaltou que o baixo número ainda é o reflexo de pessoas que estão receben­do suas últimas parcelas do seguro desemprego, após a rescisão com Calçados Beira Rio, que teve sua unidade ta­quarense destruída por um incêndio em fevereiro. “Este quadro deverá se reverter logo, pois os trabalhadores devem estar recebendo as últimas parcelas do seguro”, disse.

Fonte:  Jornal Panorama - 18/08/2014