Notícia - Em Belém, rodoviários fazem mobilização contra fiscalizações

Motoristas e cobradores ligados ao Sindicato dos Rodoviários de Belém fazem uma mobilização da categoria na manhã desta quinta-feira (31) na área da praça do Relógio, no mercado do Ver-o-Peso, no bairro do Comércio, em Belém.

Segundo o presidente do sindicato, Edilberto Ventania, eles temem a demissão dos trabalhadores após diversos ônibus terem sido retirados de circulação durante fiscalizações realizadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Várias irregularidades foram constatadas durante as vistorias e os coletivos foram lacrados e impedidos de circular nas vias públicas da Grande Belém. Na noite da última quarta-feira (30), a empresa Eurobus foi fechada por apresentar diversas irregularidades administrativas.

"Entendemos que é importante a fiscalização, sobretudo para o usuário, mas o que será feito do trabalhador nesse período em que as empresas vão ter que regularizar os ônibus? Tememos que muitos sejam postos na rua. Queremos diálogo com a Semob, com o prefeito Zenaldo Coutinho", explica Ventania.

O sindicato afirma que caso não seja atendido nas suas demandas, irá fechar o trânsito no Boulevard Castilhos França.

Fiscalizações

Na última quarta-feira (30), fiscais da Semob fecharam a empresa de transporte coletivo Eurobus devido a diversas irregularidades administrativas. De acordo com a Superintendência, no ano passado, a empresa já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) mas não sanou as irregularidades previstas no termo e teve durante a fiscalização todos os seus veículos reprovados, sem condições de trafegabilidade.

Em nota, a Semob informou que fará uma reunião nesta manhã de quarta com as empresas que devem assumir as linhas que eram operadas pela Eurobus. Dentre as exigências para assumir a operação, as novas empresas deverão absorver os trabalhadores que integravam a empresa de transporte fechada, garantindo a manutenção dos empregos.

Ainda segundo a Superintendência, as obrigações trabalhistas da Eurobus com seus funcionários são de responsabilidade da empresa e devem ser cumpridas e caberia à Semob apenas fazer cumprir a decisão administrativa, de modo que não afete os trabalhadores.

Fonte:  G1 - 31/07/2014