Notícia - Sinduscon de Itapema pede prazo para apresentar novo Plano Diretor

O Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Itapema (Sinduscon) concorda com a proposta da prefeitura de suspender novos prédios no município, mas acredita que terá prejuízos, caso a suspensão, ultrapasse três meses. De acordo com o presidente do órgão, João Formento, todos os construtores associados são a favor da revisão proposta pelo decreto. “Se ficar muito tempo parado, a economia da cidade será afetada”, afirma. São mais de 200 construtoras instaladas na cidade.

A Prefeitura de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, publicou um decreto suspendendo a autorização de novos prédios comerciais e residenciais no município. A medida é por tempo indeterminado. O decreto foi assinado pelo prefeito Rodrigo Costa na sexta-feira (25). A medida foi tomada devido ao avanço de construtores em busca da aprovação de projetos.

O Sinduscon solicitou um prazo para a apresentação de um novo Plano Diretor Estratégico do município. O prefeito de Itapema também considerou o processo de revisão do plano diretor como fator importante na decisão.

Itapema passa por um processo de revisão do Plano Diretor, que está em vigor há mais de 10 anos, segundo a prefeitura. Já foram realizadas consultas com a população, em que foram apresentados estudos, elencadas propostas e feitas oficinas. A próxima etapa consiste nas audiências públicas, que envolvem votações.

A construção civil passa por uma fase de crescimento desde 2001 no Litoral Norte catarinense. Em seis meses, a aprovação de novos projetos de edifícios triplicou em Itapema. Cerca de 200 edificações estão em construção na cidade, segundo a reportagem da RBS TV.

Segundo o prefeito de Itapema, Rodrigo Costa, de janeiro até julho deste ano, foi dada entrada em 1,190 milhão de metros quadrados para novas construções. A suspenção aplicada para edificações residenciais multifamiliares, assim como para edificações residenciais multifamiliares mistas, que também têm lojais comerciais.

Fonte:  G1 - 30/07/2014