Notícia - Metalúrgicos iniciam Campanha Salarial 2014 na Embraer

Os metalúrgicos da Embraer, em São José dos Campos, deram início à Campanha Salarial 2014, em assembleias realizadas nesta terça-feira, dia 29. Com a participação de trabalhadores da produção e do turno administrativo, foi aprovada a pauta de reivindicações da categoria. As assembleias aconteceram nos dois turnos, em frente à sede da Embraer, na avenida Faria Lima.

Este ano, os metalúrgicos reivindicam 12,98% de reajuste salarial (inflação pelo INPC mais 5,9% de aumento real), estabilidade no emprego, piso do Dieese (R$ 2,9 mil em junho), redução da jornada e renovação das cláusulas sociais. No caso da Embraer, a pauta também inclui a revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS) e congelamento dos preços do convênio médico.

A Campanha Salarial acontece em um momento em que a Embraer vem ampliando sua conquista no mercado. Somente este mês, a empresa anunciou a assinatura de contratos que somam 8,9 bilhões de dólares.

A empresa também é uma das grandes beneficiadas pelos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal, como a desoneração da folha de pagamento e os financiamentos realizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Diante desses benefícios, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vai reivindicar junto à presidente Dilma Rousseff a assinatura de uma medida provisória que garanta estabilidade no emprego para trabalhadores de empresas que recebam incentivos fiscais. A estabilidade também será cobrada dos empresários na mesa de negociação.

“A Embraer vive um de seus melhores momentos financeiros e os trabalhadores têm de receber sua parte”, afirma o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

A Campanha Salarial dos metalúrgicos de São José dos Campos é unificada com os sindicatos de Campinas, Limeira e Santos, que juntos representam 157 mil trabalhadores.

A Embraer é a maior empregadora da região, com cerca de 12 mil funcionários em São José dos Campos. No ano passado, os metalúrgicos da empresa realizaram greve de 24h na Campanha Salarial.

Redução da jornada

A redução da jornada para 40 horas semanais na Embraer é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e ganhará força durante a Campanha Salarial deste ano. A bandeira está incluída na pauta entregue à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa o setor aeronáutico nas negociações.

Hoje, a Embraer impõe uma jornada de 43 horas semanais, a maior entre as fabricantes de aviões em todo o mundo. Os trabalhadores já aprovaram em assembleias, repetidas vezes, a jornada de 40 horas, mas a empresa se recusa a negociar.

Além da pauta da Campanha Salarial, também foi repudiado o massacre conduzido por Israel contra o povo palestino. O Sindicato defende o rompimento das relações comerciais mantidas pela Embraer com indústrias bélicas israelenses. Também defende o rompimento das relações diplomáticas do governo brasileiro com o Estado de Israel.

Negociações

As negociações entre o Sindicato e os grupos patronais começam nesta quarta-feira, dia 30, com os setores de autopeças e fundição. Na quinta-feira, será a vez do setor de eletroeletrônicos e máquinas.

Fonte:  Shirley Rodrigues/Assessoria Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - 29/07/2014