Notícia - RJ: Sindicato e Firjan inauguram Escola de Panificação

Formar novos profissionais na párea de panificação. Este será o principal objetivo da nova escola da Região Sul Fluminense, voltada para o setor de panificação, inaugurada no final da manhã de ontem, no bairro São Geraldo. A Escola de Panificação Abílio Ferreira Marques, que é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Rio e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul do Estado (Sipacon), já está em funcionamento na Rua Capitão Benedito Lopes Bragança.

Segundo destacaram o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente da Representação Regional Firjan /CIRJ Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, com investimento de R$ 1.455.672, a nova escola tem capacidade para atender 120 alunos. O centro de treinamento, que recebeu o nome do panificador atuante mais antigo da região, Abílio Ferreira Marques, durante a inauguração da nova unidade, o homenageado se emocionou ao lembrar como chegou ao Brasil, aos 15 anos de idade, vindo de Portugal.

O empresário declarou que, nunca teve vergonha de ser padeiro e confeiteiro e pediu para que os alunos da unidade não tenham também. “Cheguei o Brasil de navio aos 15 anos sem pai e sem mãe. O Brasil me acolheu bem. Aqui, me encontrei na área de panificação na qual formei minha família e criei meus dois filhos. Sou feliz por ter entrado nessa área. Essa escola aqui vai fazer muito mais profissionais da área. É um prazer receber essa homenagem com o nome da nova unidade de panificação da região”, declara emocionado o empresário homenageado, ressaltando que nada melhor do que saber fazer bem o primeiro alimento do mundo, que é o pão.

Vale lembrar que, a padaria escola vai formar jovens nos cursos de panificação, confeitaria, cozinha industrial, ajudante de cozinha e pizzaiolo. A parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e  a Firjan/Senai, surgiu no município após a solicitação dos empresários do setor metalmecânico para a qualificação de profissionais, o mesmo ocorrendo nos setores de panificação, comércio e construção civil, onde os cursos já existem em unidades da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), como o Centro de Qualificação Profissional (CQP).  

A unidade conta com três salas de aulas, um laboratório de confeitaria e uma cozinha. Na unidade foram montados ainda equipamentos de última geração alinhados às exigências da norma de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos NR-12. Segundo o presidente da Firjan, em 2013, o Senai ofereceu mais de 37 mil vagas gratuitas para cursos em diversos setores em todo o Estado.

Além do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, participaram da solenidade de inauguração o prefeito Antônio Francisco Neto, o diretor Regional do Sistema Firjan, Edvaldo Xavier de Carvalho, o presidente do Sindicato dos Panificadores, Luiz Sidrin, a diretora do Sesi Aterrado, Regina Siqueira, empresários da cidade e região, entre outros.


Fonte:  A Voz da Cidade - 25/07/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.