Notícia - Sindicato do Amapá denuncia falta de remédios para prematuros em maternidade

O Sindicato Estadual dos Médicos (Sindmed) denunciou a falta de medicamentos e equipamentos na Maternidade Mãe Luzia, única da rede pública do Amapá. Segundo o presidente da entidade, Fernando Nascimento, o problema prejudica bebês prematuros, que precisam do remédio surfactante - em falta - para o desenvolvimento pulmonar.

“Temos dados que 10% das crianças nascidas na Mãe Luzia são prematuras, e elas precisam do surfactante para o amadurecimento das funções do pulmão, pois nessa fase, o bebê não consegue estímulo para respirar”, disse Nascimento, acrescentando que denunciou o caso para a Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público.

O sindicato diz que a falta do remédio na rede pública causou a morte de seis prematuros internados na maternidade. “Se a criança não é forçada a respirar, as chances do óbito são muito grandes nas crianças. Os profissionais relatam que trabalham de forma ‘cega’, tendo em vista também que a maioria dos monitores de acompanhamento estão danificados”, reforça. 

O médico Acimor Coutinho, diretor da maternidade, confirmou a ausência da medicação, mas contestou o registro de mortes por ausência do remédio.

“O remédio não é a causa primária dos óbitos que aconteceram em prematuros. A falta não é sentida só no Amapá, mas também em outros estados do país. Para nós ainda é pior porque nem no estado e nem no vizinho, Pará, existem laboratórios que distribuam esse material”, justificou Coutinho, acrescentando que o surfactante foi adquirido em Goiânia, e deve chegar ao Amapá nesta sexta-feira (25).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que as mortes dos bebês citadas pelo sindicato aconteceram por prematuridade extrema, onde os recém-nascidos apresentavam peso médio de 775 gramas a 1,02 quilo, motivo que causou as mortes no mesmo dia de nascimento.


Fonte:  John Pacheco/G1 - 25/07/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.