Notícia - Motoristas de ônibus do Grande Recife aprovam indicativo de greve

Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da Região Metropolitana do Recife decretaram estado de greve em assembleia realizada na tarde desta quarta (23), no Marco Zero. Eles reivindicam aumento de 10% sobre os salários e mudança no valor do tíquete-refeição, que atualmente é de R$ 171, o mais baixo do País, segundo a categoria. O Sindicato dos Rodoviários pede que o valor do tíquete seja equiparado ao dos profissionais de Piauí, hoje de R$ 320, o segundo mais baixo do País.

A categoria informou que vai comunicar ao Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta quinta (24), a decisão de indicativo de greve, prevista para ser deflagrada a partir da 0h da próxima segunda-feira (28). Na última terça, o MPT mediou reunião entre os rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE), que reúne os empresários de ônibus. Eles ofereceram aumento salarial de 5% , que não foi aceito pelos trabalhadores.

Como mediador do processo, o procurador-chefe do MPT, José Laízio Pinto Júnior, sugeriu aumento de 10% para as cláusulas econômicas. As partes ficaram de analisar a proposta e voltam a se encontrar em nova audiência marcada para esta quinta (24), às 14h.

Atualmente, os salários são de R$ 1.605 mil (motoristas) e R$ 783,30 (cobradores). Com o aumento de 10%, os valores ficariam, em média, R$ 1.765,50 e R$ 861,63, respectivamente. Já os fiscais que recebem R$ 1.037 passariam a ganhar R$ 1.140,70.

Fonte:  G1 - 24/07/2014