Notícia - Negociação de dissídio para comerciários gaúchos começa sem acordo

Não houve acordo na primeira rodada de negociações para o dissídio 2014 dos comerciários que trabalham em mercados de Caxias do Sul.

O presidente e os diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários), entidade filiada à CTB,  negaram a solicitação do sindicato patronal (Sindigêneros) de reduzir o valor do pedido de reajuste, que é de 12%.

O presidente do Sindicomerciários, Sílvio Frasson, disse que os trabalhadores precisam de valorização e tem esperança de chegar a um bom acordo. Ele também falou sobre a alta rotatividade de funcionários, do arroxo dos salários e da carga horária pesada a que os comerciários são submetidos. “A rotatividade faz com que os salários sejam cada vez mais achatados. A carga horária é pesada, exige dos trabalhadores em sábados, domingos e feriados. Por isso a dificuldade de encontrar mão de obra para os mercados”, explicou.

Sílvio apresentou números do Dieese e do Ministério do Trabalho que demonstram a dificuldade dos comerciários viverem bem com salários tão baixos. “Do total de admitidos em hiper e supermercados em Caxias do Sul 64,6%  recebem até R$ 861,10 e 27,9% até R$ 572,80”, explicou.

O sindicato patronal irá levar à assembleia o pedido de reajuste de 12% e as 74 cláusulas solicitadas. A diretoria do Sindicomerciários aguarda contato para nova negociação.


Fonte:  SindiComerciários de Caxias do Sul e Região - 23/07/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.