Notícia - Sindiquímicos participou do 8º Congresso da FEQUIMFAR

Lideranças sindicais do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos participaram de 21 a 23 de julho do 8º Congresso da FEQUIMFAR na Praia Grande. Com o tema “Desafios, Objetivos e Metas”, o Congresso reuniu mais de 400 dirigentes sindicais na elaboração de ações e estratégias de lutas para garantir e ampliar direitos e gerar empregos nos segmentos industriais químicos no estado de São Paulo.

A equipe do Sindiquímicos prestigiou a programação do 8º Congresso que teve em sua programação as explanações sobre a conjuntura política e econômica com os palestrantes Airton Santos, coordenador de atendimento técnico sindical do DIEESE e João Guilherme Vargas Neto, assessor político da Força Sindical e André Luiz dos Santos, coordenador parlamentar do DIAP que falou dos avanços na Legislação Trabalhista.  O evento contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que em sua palestra os avanços e conquistas sociais e os novos desafios referendou a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial químico por mais direitos e conquistas para a classe trabalhadora. 

“Destacamos a importância do movimento sindical na conquista de direitos e benefícios para a classe trabalhadora. O Brasil é referência na luta pelo desenvolvimento. Muitas nações que antes davam lições de moral em nosso país, hoje, em crise,  deveriam perguntar para a gente como sair dela. Eu disse que a crise internacional no Brasil não ia passar de uma “marolinha’ e hoje estamos gerando mais emprego e crescimento econômico”. 

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR, falou sobre os avanços dos Químicos da Força nos últimos quatro anos e da importância da mobilização para a elaboração de metas e discussão sobre a relação institucional com os governos estadual e nacional. “Somos uma categoria organizada, nossas lutas servem de referência para o movimento sindical, seja na luta por mais direitos e benefícios para a classe trabalhadora, como também em defesa da amplitude de conquistas sociais e trabalhistas. Nesse congresso reafirmamos nossas Bandeiras de Luta, em beneficio à categoria química, e usufruto de toda a sociedade”.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, parabenizou todos os participantes pela mobilização para a realização do evento e reafirmou o compromisso do Sindicato de Guarulhos em promover ações que tragam mais conquistas ao setor e a toda a categoria. “Mobilizados somos capazes de transformar a realidade dos nossos trabalhadores com mais conquistas sociais e econômicas e com o trabalhador sendo parte deste cenário e do desenvolvimento do país. O Congresso definiu importantes rumos para o nosso trabalho”. 

Os dirigentes também se reuniram em grupos de trabalho para a sistematização dos documentos que nortearão o setor químico para os próximos anos onde discutiram temas como Saúde do Trabalhador; Aposentadoria; Qualificação Profissional; Redes Sindicais; Redução da Jornada de Trabalho; Momento Atual e Perspectivas Futuras do Movimento Sindical; Inserção de Trabalhadores com Deficiência no Mercado de Trabalho; Políticas de Gênero; Políticas para a Juventude; Políticas de Raça e Etnia; Comunicação Sindical. 

O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças sindicais de outras categorias.


Fonte:  Troad Comunicação & Assessoria - 23/07/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.