Notícia - Comerciários de Teresina retomam greve na próxima sexta-feira

O Sindicato do Comércio e Emprego e Serviço de Teresina (Sindcom) anunciaram que retomaram a greve na próxima sexta-feira (25). A categoria reivindica reajuste salarial de R$ 1mil e auxílio de alimentação.

A categoria decretou greve no último dia 03 de julho, e em meio ao movimento, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), realizou uma mesa de conciliação entre empresários e funcionários, onde ofereceu a proposta salarial de R$ 820, vale alimentação no valor de R$ 6, além dos trabalhadores do comércio cederem a quinta-feira santa e o sábado de aleluia para que o comércio funcione normalmente.

Após, a intermediação do TRT, o Sindcom realizou uma assembléia esta semana para decidirem a proposta, que foi aceita pela categoria, no entanto, em encontro entre as categorias, os empresários lançaram uma contraproposta, que os comerciários rejeitaram e deflagraram mais uma vez greve.

Segundo Rosário Assunção, secretaria de comunicação do Sindcom, o empresários ofereceram uma contra proposta, que é inviável para os comerciários. “Fomos desrespeitados nos oferecendo um salário de R$816, vale alimentação de R$4,50, redução do percentual de hora extra, antecipação salarial retirada, além cedemos o feriado do dia 16 de agosto, quinta-feira santa e sábado de aleluia para que o comércio funcione nesses dias”, esclarece Rosário Assunção.

A greve foi suspensa após a proposta do TRT, para que as categorias correspondentes pudessem tomarem as suas decisões. Após a contraproposta dos empresários, os comerciários iram mais uma vez as ruas do centro de Teresina. “Iremos mais vez manifestar as nossas reivindicações, e pedimos a compreensão dos consumidores para que nos dias de greve não compareçam as lojas do centro, que estarão fechadas”, finaliza Rosário Assunção.

Fonte:  Adriana Oliveira/Portal AZ - 23/07/2014