Notícia - Após reunião com prefeitura do Recife, professores seguem em greve

Representantes dos professores da rede municipal de ensino do Recife, em greve desde a última terça (15), se encontraram com o secretário de Governo e Participação, Sileno Guedes, na manhã desta segunda (21). A reunião durou cerca de 1h30 e terminou sem definições, apenas com a promessa de uma possível retomada das negociações.

Na pauta de reunião, segundo a secretária geral do Sindicato Municipal dos Professores da Rede Oficial de Ensino do Recife (Simpere), Eunice Nascimento, itens como o pedido de suspensão do corte de ponto dos docentes. “Queremos que cessem as pressões que estão sendo feitas em nossos professores e no sindicato. A Prefeitura se quiser pode suspender a multa e não cortar o ponto, mas tudo isso precisa ser conversado ainda”, destaca a secretária.

A reunião começou às 10h20, com a presença do secretário e sete representantes do Simpere. O processo de negociação foi todo apresentado ao secretário, incluindo as demandas já mostradas anteriormente, que levaram a categoria a entrar em greve. “Queremos que seja enviado para a Câmara o nosso plano de cargos e carreiras. O Plano já foi revisto, o que não concordamos é com a inclusão da avaliação de desempenho”, afirma Eunice.

O saldo do encontro foi considerado positivo pela diretora do Simpere, Cláudia Ribeiro, que espera a retomada das negociações. “O secretário nos afirmou que vai pedir autorização para retomar as mesas de negociação conosco mesmo durante a greve. Acredito que a Prefeitura está se dando conta que é preciso negociar e olhar a nossa luta com outros olhos”, aponta Ribeiro.

Segundo o Simpere, a programação elaborada pelos grevistas está mantida para os próximos dias. Na terça-feira (21), está marcada uma vígilia na parte da manhã em frente à Prefeitura e uma assembleia para as 14h.

Em nota divulgada no início da noite desta segunda (21), a Prefeitura informou que 92% das escolas e creches funcionaram nesta segunda. "O Executivo Municipal ratifica que, desde a última quinta-feira (17), primeiro dia útil após a decretação da ilegalidade da greve, os faltosos terão seus salários descontados, como previsto em lei", acrescentou.

Histórico

O encontro desta segunda foi marcado na sexta-feira (18), quando os professores ocuparam o quarto andar da Prefeitura do Recife, onde fica localizada a Secretaria de Educação. O local só foi desocupado por volta das 22h, após a confirmação da reunião.

A greve foi considerada ilegal na própria terça-feira (16). O Simpere foi notificado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na última sexta (18). Enquanto a reunião acontecia, um grupo de cerca de 40 professores aguarda em vígilia na calçada, junto ao prédio da Prefeitura, onde há também um carro de som.

Fonte:  G1 - 22/07/2014