Notícia - Eleições do Sisepe acontecem no próximo domingo

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), considerado atualmente a maior entidade sindical do Estado, tem eleições marcadas para o próximo domingo, dia 27 de abril. Os locais de votação são as sedes do sindicato em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taguatinga, das 08h às 17h.

As eleições vão movimentar servidores estaduais e municipais filiados ao sindicato para a escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do quadriênio 2014-1018. Atualmente o Sisepe tem quase 10 mil filiados em todo o Estado.

Pela primeira vez, a votação terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) com urnas eletrônicas. A participação do TRE dará mais agilidade e segurança ao processo eleitoral segundo o sindicato.

Apuração

A apuração dos votos acontecerá logo após o encerramento do período de votação. Serão considerados eleitos os integrantes da chapa que obtiverem o maior número de votos. Se houver empate, o estatuto do sindicato estabelece que será considerado eleito o candidato majoritário mais idoso.

Chapas

Duas chapas se inscreveram para a disputa eleitoral. A Chapa 01 “Unidos em Defesa do Servidor” é encabeçada por Cleiton Pinheiro, que é candidato à reeleição. A Chapa 02 “Moralização e Democratização” é encabeçada pelo filiado Wiston Gomes, servidor da Adapec, em Palmas.

Na hora de votar, em virtude de uma adequação necessária ao sistema da urna eletrônica, o filiado seguirá a seguinte orientação: quem escolher a Chapa 01 terá de digitar o número 11 e quem escolher a Chapa 02 terá de digitar o número 22. Esta adequação foi necessária porque a urna eletrônica não aceita números menores que 10.

Locais de Votação

As eleições do serão descentralizadas em cinco locais: além da sede administrativa do sindicato, em Palmas, também haverá urnas nas sedes regionais em Porto Nacional, Taguatinga, Gurupi e Araguaína. Podem votar os servidores estaduais ou municipais filiados há mais de 90 dias antes do dia da eleição. Para votar, o filiado também precisa estar em dias com todas as suas obrigações estatutárias.

O estatuto determina que todos os custos com o processo eleitoral são por conta do sindicato. Sendo assim, os filiados que residem fora dos municípios nos quais haverá votação e que se deslocarem para votar, terão direito a ressarcimento. 

O Sisepe informa ainda que serão disponibilizados ônibus e vans saindo de várias cidades até os locais de votação. Para informações sobre os ônibus, entre em contato com as diretorias regionais do Sindicato.

O sindicato ressalta que os filiados votam na sede regional responsável por atender o seu município. Por exemplo: o filiado estadual ou municipal lotado em Crixás deverá votar na sede regional de Gurupi, tendo em vista que é a sede responsável por atender o município de Crixás. Já o filiado que tiver seu local de trabalho em Paraíso do Tocantins, deverá votar em Palmas, tendo em vista que a sede administrativa de Palmas atende os municípios da região central do Estado.

Os filiados poderão obter mais informações no site do sindicato: www.sisepe-to.org.br.


Fonte:  Conexão Tocantis - 23/04/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.