Notícia - Reunião deve definir greve na Fundação Casa

O Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo) marcou para quarta-feira a assembleia que definirá os rumos da greve dos trabalhadores da Fundação Casa, que completa nesta terça-feira (22) 12 dias.

O encontro ocorrerá logo após o término do julgamento da paralisação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), quando a Justiça analisará a legalidade do movimento e dará parecer sobre as causas sociais das reivindicações.

Como não houve acordo entre a instituição e os servidores, o TRT tentou, nos últimos dias, intermediar as negociações. Entretanto, os trabalhadores não aceitaram as propostas apresentadas pelo governo estadual  e pararam parte das atividades em  148 unidades de ressocialização instaladas no estado de São Paulo.

Além de cruzar os braços, parte dos grevistas também promove outras manifestações, como os fechamentos das rodovias Raposo Tavares e Presidente Dutra, ocorridos na semana passada. De acordo com os sindicalistas, a greve  não é  apenas por questões salariais, mas  também por  falta de estrutura para trabalhar e, principalmente, pela falta de segurança nas unidades, que abrigam jovens infratores.

Fugas - Desde o início da paralisação, no dia 10, já ocorreram duas fugas na Fundação Casa. Ontem, em Ribeirão Preto, 32 menores  escaparam. Até o fechamento desta edição,  apenas um tinha sido recapturado. Nesta mesma unidade, no dia 13 de abril, oito adolescentes fugiram. Não foi informado quantos profissionais trabalhavam no local.

De acordo com a instituição, “continua em vigor a última determinação do tribunal para que 70% dos agentes de apoio socioeducativo e 50% dos servidores de todas as outras áreas permaneçam trabalhando”.

Fonte:  Diário de São Paulo - 22/04/2014