Notícia - Estivadores de Santos prorrogam negociação com o Governo e adiam paralisação

A Federação Nacional dos Estivadores e os dirigentes de diversos sindicatos da categoria decidiram prorrogar as negociações com o Governo Federal por mais 30 dias. Com isso, foi suspensa a greve nacional dos trabalhadores prevista para acontecer na próxima semana.

“Resolvemos adiar o movimento uma vez que o Governo nos pediu mais um prazo para analisar as nossas reivindicações”, disse o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva.

A categoria pede a extensão das atividades atribuídas aos Órgãos Gestores de Mão-de-Obra (Ogmos), visando a administração e o fornecimento de trabalhadores para os terminais instalados fora do porto organizado.

Eles também pedem a normatização da requisição de avulsos pelos terminais privativos localizados também nessas áreas consideradas parte do porto organizado.

“Identificamos irregularidades nas duas situações e queremos uma solução para esse problema que foi criado pelo próprio Governo ao atribuir tratamento diferenciado para os terminais portuários”, afirma o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos.

Além disso, os funcionários solicitam a regulamentação da renda mínima e a aplicação do plano de desligamento voluntário (PDV).

De acordo com o dirigente, os portuários estão acumulando prejuízos desde que a nova Lei dos Portos foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em junho de 2013.

Estamos dando mais um voto de confiança para as autoridades e esperamos que a situação dos portuários seja revertida considerando que as perdas dos companheiros só aumentam a cada dia de trabalho”, afirma ele.

Encontro

Uma nova reunião com representantes da Secretaria de Portos (SEP), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está prevista para o início de maio.


Fonte:  A Tribuna - 22/04/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.