Notícia - 1° Encontro de Redes da John Deere é realizado em Catalão

Catalão sediou, nos dias 14 e 15 de abril, o 1° Encontro de Redes Sindicais dos Trabalhadores da John Deere. O objetivo é definir estratégias para globalizar os direitos e benefícios dos trabalhadores da multinacional em todos os estados do País e fortalecer a luta sindical.

Os participantes trocaram informações sobre a atuação da John Deere no Brasil, mapearam os principais problemas em cada planta da empresa e as desigualdades praticadas entre as unidades. Eles também visitaram a fábrica em Catalão e conheceram o processo de produção e ainda participaram da assembleia de lançamento da Campanha Salarial John Deere 2014.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), Carlos Albino, que esteve à frente da organização, o primeiro passo foi dado. “O intuito é aprofundar as questões relevantes para o trabalhador em cada planta da John Deere e desenvolver um mecanismo para unificar as discussões nas negociações”, afirma.

A John Deere nasceu nos Estados Unidos e está presente no Brasil desde a década de 70. Ela atua nos ramos de máquinas agrícolas e de construção.  Hoje, a John Deere conta com a média de 5.000 funcionários no Brasil. Em Catalão, a fábrica emprega cerca de 850 trabalhadores. No último dia 09, a empresa anunciou investimentos de US$ 40 milhões na unidade de Catalão, diante da demanda por colhedores de cana e pulverizadores.

O secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Pedro Celso Rosa, ressaltou a importância da organização da classe para conquistar melhores salários e condições de trabalho em todas as unidades da John Deere. Ele ainda lembra que a CNTM já faz o trabalho em redes em mais de 30 empresas.

Já o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), João Cayres, reforça que, de agora em diante, será feito um planejamento da rede. “As informações serão mapeadas, analisadas e repassadas para os trabalhadores, para que, posteriormente, seja criada uma pauta de reivindicações a nível nacional”, finaliza.

Estiveram presentes no encontro, dirigentes sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO (SIMECAT), metalúrgicos de Montenegro/RS e metalúrgicos de Horizontina /RS, cidades onde há fábricas da John Deere.  Representantes da CNTM/Força Sindical, CNM/CUT, UAW e DIEESE também participaram das discussões.

Fonte:  Assessoria de Imprensa SIMECAT - 16/04/2014