Notícia - Sindicato de Campinas interdita banco por falta de ar-condicionado

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região interditou na manhã da última quarta-feira, 12, uma agência do banco Mercantil do Brasil (BMB), em Mogi Mirim, para exigir o conserto dos aparelhos de ar-condicionado.

Os equipamentos estão com problema desde o final de janeiro. O Sindicato já havia notificado a empresa, mas a reivindicação não foi acatada pela diretoria do banco. Até a manhã de ontem, os serviços da agência ainda permaneciam paralisados e somente os caixas eletrônicos continuavam operando. Os clientes que procuravam por outro tipo de atendimento foram encaminhados à agência de Mogi Guaçu.

O problema no sistema de ar-condicionado atinge mais de 300 agências no País, aponta o Sindicato. Segundo o diretor regional da subsede de Mogi Guaçu, Vagner Vanderlei Mortais, o ambiente de trabalho é considerado insalubre por não respeitar a Norma Regulamentadora 17 (NR 17).

A norma determina que em locais de trabalho, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, recomenda-se uma temperatura efetiva entre 20°C e 23°C.

“A temperatura estava bem acima dos 23°C. Sem contar que é um prédio lacrado, sem ventilação, o que pode gerar a transmissão de vírus e bactérias”, reforçou o diretor da regional.

Na terça-feira, 11, representantes do Sindicato estiveram na agência para negociar com a direção e barrar o atendimento no mesmo dia. Contudo, a ação não foi possível devido ao fluxo de pessoas no local.

“Não estamos sendo radicais. A população fica 30 minutos dentro da agência. Mas, e o funcionário, que permanece ali o dia todo?”, destacou Mortais. Só depois da ação sindical, o banco resolveu acionar a equipe técnica para o conserto dos aparelhos. A agência voltou a funcionar parcialmente na tarde de ontem. A previsão é que os trabalhos sejam normalizados na próxima segunda-feira, 17.

Em nota, a instituição financeira informou que a agência do Mercantil do Brasil está funcionando normalmente e que os equipamentos de ar condicionado passaram por manutenção para garantir maior eficiência e conforto dos clientes e funcionários.

Fonte:  Ana Paula Meneghetti - 19/02/2014