Notícia - Trabalhadores de TI aprovam greve da categoria

Os trabalhadores de TI paulistas aprovaram neste sábado (15), em assembleia, a greve da categoria. As paralisações começam na próxima sexta-feira (21/02). Cerca de 800 profissionais participaram da reunião, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd).

"Demonstramos mais uma vez para os empresários que a categoria está unida. Já fizemos isso em 2011 e conquistamos direitos importantes para todos os trabalhadores do setor de TI paulista. Vamos novamente enfrentá-los, porque eles ainda não entenderam que o profissional quer ser respeitado e valorizado", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd.

A negociação salarial foi levada até a quinta rodada, mas terminou sem acordo entre empresários e trabalhadores. A última proposta apresentada pelo patronato foi de reajuste de 6,5%, obrigatoriedade de apresentação de plano PLR para empresas com mais de 10 funcionários, VR apenas para companhias com mais de 35 empregados e reajuste dos pisos de 7%. Enquanto os trabalhadores pedem reajuste nos salários de 8,8% e nos pisos de 10,3%, VR e PLR para todas as empresas.

"A Justiça tem concedido, em julgamento de dissídio coletivo, reajuste salarial maior do que os patrões estão oferecendo. A Justiça também entende que PLR e VR são para todos. A reivindicação da categoria é justa, sobretudo se levarmos em conta o crescimento do setor", completa Neto.

De acordo com a lei de greve, o sindicato deve publicar anúncio em jornal de grande circulação para informar as empresas envolvidas com os serviços de TI. Após 72h da publicação, os trabalhadores podem dar início às paralisações, que podem ser pontuais ou generalizadas. Ainda segundo a Lei, as empresas não podem rescindir nenhum contrato de trabalho durante a greve, nem contratar trabalhadores substitutos. A empresa também não pode descontar os dias não trabalhados.

"O nosso movimento é justo. O Sindpd está observando rigorosamente todos os requisitos legais para a decretação da greve. Neste sábado (15), a categoria decidiu pela greve. Na segunda, vamos comunicar formalmente todas as empresas e respeitaremos as 72 horas para iniciar o movimento", reitera o presidente do Sindpd.

Serviços afetados

Em 2011, os serviços bancários e de telecomunicações foram os mais atingidos pela greve. Este ano, com a aproximação da Copa do Mundo e o envolvimento das empresas de TI, a implementação de projetos para a realização do evento podem ser afetados.

"Os empresários dificultaram a negociação, mas se esqueceram de que suas companhias poderiam ser atingidas pela paralisação. Temos empresas em nossas bases responsáveis pela implementação de infraestrutura tecnológica e de monitoramento e segurança nos estádios, incluindo a Arena Corinthians, sede da abertura da Copa. Eles não levaram a relevância do momento que o país vive em consideração na hora de valorizar seus trabalhadores. Mas os profissionais sabem da importância de seu trabalho", disse Neto.

Ainda segundo o presidente, muitas empresas já procuraram o sindicato para fechar acordos isolados, concedendo os pontos reivindicados pela categoria. "Um número grande de companhias está discutindo com o Sindpd acordos para evitar as paralisações. Estamos abertos para as negociações", finaliza.

Fonte:  Agência Último Instante - 17/02/2014