Notícia - Agência barco garante serviços do MTE à população ribeirinha

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou na manhã dessa sexta-feira (07), em Belém (PA) um protocolo de intenções com a Caixa Econômica Federal para utilizar os serviços do MTE na agência barco que o banco financia para levar atendimento bancário às populações ribeirinhas do Pará. O objetivo é que a agência itinerante também possa oferecer serviços como emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego, entre outros.

"A grande obra do MTE é a prestação de serviços de qualidade. Essa parceria com a Caixa fará com que possamos ir ao encontro do cidadão que mora longe dos grandes centros. É o Estado se fazendo presente na vida do brasileiro", disse o ministro. O vice-presidente da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, também compareceu à cerimônia. "A vinda do Ministério do Trabalho e Emprego só agrega valor ao nosso trabalho", declarou.

A agência barco atende a 10 (dez) municípios da Ilha de Marajó promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e a inclusão de serviços à população. São mais de 340 mil habitantes atendidos nos municípios que compõem a Ilha: Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Portel.

O barco faz uma viagem por mês, partindo sempre de Belém, e permanece em média dois dias em cada localidade. A embarcação pode navegar cerca de 30 dias seguidos. O horário de funcionamento da unidade é o mesmo de uma unidade convencional, em terra, cumprindo as regras estabelecidas pelo Banco Central. Além dos serviços bancários, também funcionam os serviços de um Juizado Especial Itinerante Ribeirinho e da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O objetivo é estender os serviços do MTE a outra agência barco que atende a população do Rio Solimões.

Fonte:  Assessoria de Imprensa/MTE - 11/02/2014