Notícia - Mulheres da Força reuniram-se em Ilhéus para organizar Março Mulher na Bahia

Aconteceu ontem, em Ilhéus, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav-BA), a terceira reunião de organização e planejamento do Março Mulher.

O projeto culminará na realização do Seminário Estadual, que será precedido de encontros regionais para as dirigentes e trabalhadoras. As duas primeiras reuniões aconteceram em Salvador e Saubara.

O objetivo do projeto é incluir as propostas das mulheres nas Convenções e Acordos Coletivos dos sindicatos de diversas categorias filiadas à Força; Incentivar a criação de mecanismos que garantam a igualdade de oportunidades a todas as Trabalhadoras; e Compreensão da conjuntura atual do país e as perspectivas políticas do futuro.

Para Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da CSI, a luta pela igualdade de gênero sempre foi compromisso da Central. “Esse foi o nosso terceiro encontro. Várias propostas estão sendo apresentadas e discutidas para realizarmos uma série de atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, com uma programação educativa, informativa e também cultural.”. Nair ainda completou que as mulheres conquistaram muitos avanços, mas diariamente existem fatos que comprovam que a igualdade entre homens e mulheres não faz parte da nossa realidade.

Flora Brioschi, Secretária de Políticas Para as Mulheres da Força Sindical Bahia, afirmou que  é muito importante a realização das reuniões de planejamento. “Batalhamos o ano inteiro pela igualdade de gênero, porém, no mês de março trabalhamos ainda mais por existir o Dia Internacional da Mulher. A nossa intenção é buscar o equilíbrio nas relações de gênero.”, finalizou Flora.

Além de debatidas as estratégias para a organização das mulheres no estado, nos sindicatos e as políticas transversais, houve muito diálogo sobre a campanha sobre a sindicalização das mulheres da Confederação Sindical Internacional (CSI), a “Conte Conosco”. A Força Sindical Bahia implementará a campanha no estado.

Fonte:  Ascom Força Sindical BA - 05/02/2014