Notícia - Presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru participa de evento realizado em Genebra

Representantes de 31 países reuniram-se em Genebra (Suíça), na última semana de novembro, para um evento organizado pela OIT - Organização Internacional do Trabalho. Com o tema "A Experiência do Diálogo Social", o evento discutiu assuntos como a produtividade, segurança, saúde, sustentabilidade e responsabilidade no setor químico.

O encontro contou com a participação de representantes patronais e da categoria, sendo o presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, Edson Bicalho, um dos convidados para falar em nome dos trabalhadores. De acordo com Bicalho, existem hoje cerca de 20 milhões de trabalhadores atuando em empresas do setor químico pelo mundo. Destes, 96% estão nas pequenas e médias empresas, o que dificulta a organização de ações efetivas para a melhora das condições de trabalho. "Estima-se que cerca de 450 mil trabalhadores morram todos os anos devido à exposição profissional a produtos químicos. Debates como o realizado em Genebra têm o objetivo de propor melhorias, garantir a segurança e a saúde dessas pessoas", pontua o sindicalista.

Segundo o presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, durante o evento também foram definidas ações regionais organizadas pela OIT para facilitar o cumprimento do acordo. "Um dos compromissos firmados na Suíça foi a realização de um encontro como este, em 2014", só que desta vez, na América Latina", finaliza Bicalho.

Sobre o Sindicato dos Químicos de Bauru e região

O Sindicato dos Químicos de Bauru e região, como é conhecido, foi fundado em 1989. Sua base territorial é compreendida pelos municípios de Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bariri, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Borebi , Guarantã, Iacanga, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves e Reginópolis, que concentram mais de 5 mil trabalhadores do setor.

Fonte:  Assessoria de imprensa do Sindicato dos Químicos de Bauru - 05/12/2013