Notícia - Metalúrgicos aprovam paralisações nas fábricas

Esta será uma semana de muita pressão e mobilização. Os metalúrgicos já aprovaram, em Assembleia Geral, ocorrida na última sexta-feira, dia 6, o início de greves para pressionar os grupos patronais a apresentarem propostas. Um mês depois de o Sindicato ter entregue a pauta de reivindicações, os patrões continuam travando as negociações.


Na assembleia, ficou decidido que os trabalhadores vão pra cima das empresas e que não vão tolerar mais enrolação. Já houve negociações com todos os setores, sendo que nenhum deles atendeu a reivindicação da categoria. Na verdade, nem mesmo apresentaram uma contraproposta ao índice de 13,5% exigido pelos trabalhadores.


O setor aeronáutico, o único que deu início às negociações econômicas, quer aplicar apenas a inflação do período, fechada em 6,07% (de setembro de 2012 a agosto de 2013). Essa proposta não faz o menor sentido, já que a Embraer, líder do setor, vem de um período de grandes contratos.


Esta semana, tem negociações agendadas com o Grupo 10 (dia 9), GM (dia 10) e autopeças (dia 12). O setor de eletroeletrônico cancelou a reunião que estava prevista para esta segunda-feira.


O Sindicato vai pra mesa de negociações já com o recado deixado pelos trabalhadores na assembleia: se não tiver avanço nas propostas, as máquinas não vão funcionar!


“Assim como nos anos anteriores, a Campanha Salarial 2013 não vai ser fácil. Os empresários não querem acordo. O que vai determinar nossa vitória serão as mobilizações e disposição de luta. Portanto, vamos colocar nosso bloco na rua e forçar os patrões a aceitarem nossas reivindicações”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.


Argentinos visitam Sindicato


Dois companheiros argentinos participaram da Assembleia Geral para conhecer de perto a luta dos metalúrgicos de nossa região.


Rodrigo, delegado da fábrica Ex Bosch e membro da Corrente Operária Revolucionária, defendeu a unidade entre trabalhadores de diferentes países como forma de enfrentar os ataques patronais.


“Os mesmos patrões que exploram no Brasil também exploram na Argentina", afirmou.


Fonte:  Assessoria de Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - 10/09/2013


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.