Notícia - 1º Encontro de Servidores do Noroeste de MG debate a formação e organização dos trabalhadores

A CTB Minas Gerais promoveu, no dia 20 de agosto, em Paracatu, o 1º Encontro Regional de Sindicatos de Servidores Municipais do Noroeste de Minas. Cerca de 50 dirigentes sindicais, representantes de 13 entidades, participaram da atividade.


Além de Paracatu, compareceram sindicalistas dos municípios de Unaí, João Pinheiro, Lagamar, Guarda Mor, Vazante, Santa Fé de Minas, Urucuia, Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco, Buritis e Arinos.


Segundo o secretário de Formação da CTB-MG, Adelmo Rodrigues de Oliveira, o Encontro, realizado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paracatu (Sindspar), teve o objetivo de buscar uma maior aproximação com as entidades da região.


“Esse Encontro foi um importante passo para a organização dos trabalhadores do serviço público na região, que, devido à distância, são pouco atendidos pelas entidades de modo geral. A partir de agora, esperamos contribuir tanto na organização sindical quanto na formação dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Adelmo.


Além de debater temas das conjunturas, estadual, nacional e internacional, em particular a questão dos royalties do petróleo e da necessidade de que sejam investidos na Educação e na Saúde públicas, também foram abordados diversos assuntos de interesses dos servidores municipais, como plano de carreira e a regulamentação da portaria 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a organização dos trabalhadores do serviço público na região.


Como resultado do Encontro, foi criado um fórum permanente de sindicatos da região para dar prosseguimento à discussão sobre a organização sindical. O fórum também auxiliará os trabalhadores dos municípios de Bonfinópolis, Santa Fé, Urucuia, Dom Bosco, Arinos e Formoso a buscarem o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Uma nova atividade de formação, que terá como pautas a estrutura sindical brasileira e negociação coletiva para servidores públicos, foi marcada para o final deste mês.


Fonte:  CTB-MG - 05/09/2013


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.