Notícia - Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical

Cerca de 100 dirigentes sindicais e assessores de imprensa participaram na quinta-feira, 23 de maio, do 3º Encontro Comunicação da CNTM. O evento, realizado na sede da Força Sindical, em São Paulo, debateu a Imprensa brasileira e o jornalismo sindical como instrumento de informação e mobilização da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora em geral.


Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, abriu os trabalhos ressaltando a importância do evento para o intercâmbio de informações entre as entidades, o reconhecimento dos avanços na comunicação sindical e a necessidade de mais investimentos na área. “Sugiro que os sindicatos divulguem mais os 70 da CLT, para fortalecer a luta pela manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora”.


Luiz Carlos de Miranda, secretário de Relações Públicas da CNTM, disse que é preciso aprimorar a comunicação feita pelos sindicatos, dando condições para a estruturação de departamentos de imprensa maiores e melhores. “Nossos encontros buscam, a partir dos  exemplos de assessorias já estabelecidas , incentivar a criação de departamentos nos demais sindicatos”.


Pedro Celso Rosa, secretário-geral da CNTM, destacou o portal www.cntm.org.br como espaço aberto para as entidades filiadas divulgarem suas ações em defesa da categoria metalúrgica.


O evento contou com palestras de Eugênio Bucci (jornalista, professor da ECA-USP e ESPM e colunista do jornal O Estado de S.Paulo e revista Época), João Guilherme Vargas Netto (consultor sindical), João Franzin (jornalista da Agência Sindical), Gláucio Dias (jornalista da Confraria da Notícia), Roberto Anacleto (técnico do Dieese), Carolina Maria Ruy (jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical), Sara Puerta e Claudinéia Arcanjo (jornalistas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador).


O evento foi prestigiado por João Carlos Gonçalves “Juruna”, secretário-geral da Força Sindical, pelos diretores da CNTM Carlos Lacerda e Carlos Albino e por Elzaelena Caldeira, presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia.


Fonte:  VAL GOMES (Assessor de Comunicação CNTM) - 24/05/2013

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.