Notícia - Gerdau: trabalhadores realizam encontro internacional em Sorocaba

Trabalhadores da Gerdau de cinco países estarão reunidos a partir desta segunda-feira (12) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (Interior de São Paulo) para mais um intercâmbio de experiências sindicais.

O encontro, coordenado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT com o apoio da Federação Sindical Internacional Industri-ALL, vai avaliar a atuação desta rede sindical, além de discutir a conjuntura do ramo diante da crise financeira internacional.

Estarão representados na atividade trabalhadores da Espanha, Canadá, Estados Unidos Argentina e Brasil. A CNM/CUT estará representada por seu secretário de Organização, Ubirajara de Freitas, o Bira, e pelo dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS), Valmir Lodi.

De acordo com Bira, este encontro integra o projeto estratégico da CNM/CUT para as redes sindicais.  “Assim como as empresas, os trabalhadores também estão transpondo barreiras e estão globalizando suas lutas e ações sindicais”, afirmou.

Ele lembrou os principais objetivos das redes sindicais que a CNM integra: intercâmbio de informções;  organizar ações concretas de solidariedade, sempre que necessário; promover atividades coordenadas de formação; criar e aprimorar canais de diálogo com a empresa; negociações coletivas e/ou coordenadas; comparar as diferentes condições de trabalho nas diferentes plantas de uma mesma empresa; eliminar a competição ente trabalhadores de diferentes unidades;  e unir as entidades sindicais para ações conjuntas, independente de suas diferenças políticas.

O encontro será encerrado na quarta-feira (14).


Fonte:  Thais Navarro, com Solange do Espírito Santo - CNM/CUT - 09/11/2012


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.