Notícia - Força Sindical participa do seminário da Renast - rede de saúde integral

A destinação de 10% do total de recursos arrecadados pela União, que equivale a R$ 35 bilhões para a saúde foi defendida pelo representante da Força Sindical e do Conselho Nacional de Saúde, João Scaboli,na abertura do seminário promovido pela Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), que termina amanhã (dia 21), no Hotel Nacional, em Brasília.


Scaboli afirma que no Brasil foram gastos R$ 71 bilhões devido a falta de segurança nos ambientes de trabalho. Foram registrados 2,2 milhões de acidentes de trabalho; 8,1 mil mortes nos últimos 10 anos e 41,8 mil pessoas foram afastadas do trabalho por problemas de saúde.


No seminário estão sendo debatidos a política nacional de segurança e saúde no trabalho e a política nacional de saúde dos trabalhadores e trabalhadores; as diretrizes da política nacional de promoção da saúde do trabalhador do SUS; protocolo de cooperação técnica entre o TST (Tribunal Superior do Trabalho), o Conselho Superior de Justiça do Trabalho, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social e Advocacia-geral da União.


Para Scaboli, a execução destas políticas serão bem-sucedidas com ações articuladas dos Ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência.


Participam do seminário os centros de referência do Brasil e as centrais sindicais. Pela Força Sindical, estão João Scaboli; Rogério de Jesus Santos, assessor técnico da Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical e Aldemir Amaral Montenegro Filh, residente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho e diretor da Força Sindical no Amazonas.


Scaboli disse ter resgatado em 2004, o papel da Comissão Intersetorial da Saúde,quando foi elaborado uma moção e feita recomendação com a participação das centrais. Em 2005, foi realizado um seminário preparatório e a 3ª Conferência Nacional de Saúde. Uma das resoluções tiradas foi a necessidade de implantar uma política nacional de segurança e saúde dos trabalhadores.


Fonte:  Assessoria de imprensa da Força Sindical - 20/09/2012


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.