Eventos - Sindiquímicos promove evento em memória às vítimas de Acidentes de Trabalho

No dia 28 de abril,  Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Guarulhos e a Prefeitura de Guarulhos irá promover evento de conscientização sobre a data.

O evento voltado aos trabalhadores, profissionais da CIPA, SESMT e segurança do trabalho, empresários, irá acontecer das 13h30 às 16h,  no  Anfiteatro do Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Harry Simonsen, 202 – Vila das Palmeiras, Guarulhos (próximo ao 1º DP, no Centro)

Sobre a data

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. De acordo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho. 160 milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “… um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas…”. A Saúde do Trabalhador está contemplada no âmbito deste direito na própria Carta Magna, disposta em seu artigo 200 como competência do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar exclusivamente à relação entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.

PROGRAMAÇÃO

13h30 às 14h – Recepção e entrega de materiais

14h – Tema: Os procedimentos legais para execução de trabalho em atura (prédios, fachadas, telhados, reformas) para correta aplicação da NR e dispensa de penalidades (multas, interdições, notificações)

Palestrante: Cosmo Palasio de Moraes Jr – Técnico de Segurança do Trabalho com formação complementar na área de Qualidade, Higiene do Trabalho, Sistemas de Gestão, com mais de 25 anos de atuação na área. Coordenador e docente em cursos de formação de Técnico de Segurança do Trabalho; Fundador e Moderador do Grupo SESMT; membro da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho e do Meio Ambiente – ABRAPHISET; diretor do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo. Consultor Técnico e Articulista da Revista Proteção – Coluna Dia a Dia; Colunista site o Gerente – São Paulo/SP.

14h40 – Tema: Desafios Contemporâneos da Gestão de Risco e a prevenção de doenças ocupacionais.

Palestrante: Robson Spenelli Gomes – Pesquisador Tecnologista da FUNDACENTRO. Coordenador Técnico do Curso de Especialização em Higiene do Trabalho da Faculdade de Saúde Pública/ FUNDACENTRO.

15h30 – Debate

16h – Encerramento/Entrega dos certificados/Avaliação final do evento/Café