Eventos - Semana Nacional de Mobilização pela Reforma Política

Iniciou-se na sexta-feira (20), a Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática, que se estenderá até o dia 29 de março. A campanha é uma iniciativa da Executiva Nacional da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, composta pelas entidades OAB, CNBB, MCCE (autores do Ficha Limpa), Contag, CTB Nacional, CUT Brasil, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e UNE.

O processo de luta pela aprovação da Reforma Política Democrática foi acelerado com a decisão da Câmara dos Deputados de criar e instalar imediatamente a Comissão Especial para discutir a PEC nº 344/2013 e nº 352/2013, o que representa uma verdadeira contrarreforma política. Logo, este momento é crucial para a campanha.

A Semana de Mobilização tem como propósito intensificar as ações de coleta de assinaturas – lembrando que é preciso alcançar 1,5 milhão -, visando dar força à tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. É necessário frisar que a coleta não cessa com o fim da Semana.

Programação sugerida pela Executiva da Coalizão aos estados

Dentre as atividades previstas para a Semana de Mobilização estão reuniões nos estados entre as lideranças da Coalizão com vereadores (as), deputados (as) estaduais, deputados (as) federais e senadores (as), tendo em vista a apresentação do Projeto de Lei 6316/2013 e solicitação de apoio por escrito.

Também serão realizados debates, seminários e reuniões com segmentos da sociedade civil e entidades que possam vir a aderir à proposta para debater a Reforma Política Democrática, além da instalação de postos fixos e móveis de coleta de assinaturas.

Elaboração e divulgação de manifestos dos diversos segmentos da sociedade em apoio ao Projeto de Iniciativa Popular, atos de mobilização, iniciativas de divulgação nas redes sociais e atividades públicas (como caminhadas, romarias e passeatas) são outros eventos previstos para ocorrer durante a Semana.

Programação na capital do país

Em Brasília, ocorrerá na terça-feira (24) um ato cívico em frente ao Congresso Nacional, visando problematizar a questão do financiamento empresarial de campanhas políticas.

A partir da quarta-feira (25), serão marcadas reuniões com lideranças do Congresso Nacional para aprofundar o debate acerca da reforma política, iniciando com um café da manhã com o deputado Marcelo Castro, relator da Comissão da Reforma Política.

Como participar

O cronograma com os eventos realizados em apoio à Reforma Política Democrática nos diferentes estados será divulgado ao longo da Semana de Mobilização no site da Coalizão. Entretanto, contamos com a colaboração de todos na divulgação do projeto e coleta de assinaturas.

O procedimento para coletar assinaturas é simples. Basta imprimir o formulário disponível em nossa página e, assim que a coleta for realizada, enviar pelo correio para o endereço:

Secretaria Nacional da Coalizão

SAS, Quadra 05, Lote 2,

Bloco N, Edifício OAB, 1º andar,

Brasília-DF

CEP: 70.070-913

O êxito da Semana é decisivo para que o Projeto de Iniciativa Popular da Coalizão seja colocado como alternativa real à PEC da contrarreforma junto ao povo e ao Congresso.