Notícia - Vigilantes em greve fazem passeata no Centro do Rio

Em greve há 24 dias, vigilantes do Rio de Janeiro permaneceram concentrados na Candelária, desde as 7h, de segunda-feira (18). A passeata,  iniciada às 11h30, seguiu pela Avenida Rio Branco até a Presidente Antônio Carlos, sede do Tribunal Regional do Trabalho, onde haveá uma audiência de conciliação, às 13h.


Os vigilantes querem 10% de reajuste acima do índice de inflação, enquanto o sindicato patronal oferece apenas 1,5%. O sindicato da categoria denuncia também um suposto regime de semiescravidão a que estariam submetidos pelas empresas de segurança. Algemados e acorrentados, eles exigirão melhores condições salariais e de trabalho. Segundo eles, vários postos de trabalho são insalubres e desumanos, como a sala de segurança do Aeroporto Santos Dumont e do Shopping Rio Sul.


Em Nova Iguaçu, a adesão à greve foi de 100% na última sexta-feira, com o fechamento de 50 bancos no município. De acordo com Sérgio Bruno, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Nova Iguaçu, as agências continuarão fechadas nesta segunda-feira até o término da audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho. Os caixas eletrônicos foram liberados pelo comando de greve para não prejudicar a população. Em todo o estado cerca de 350 bancos estão fechados.


Alguns bancos e o sindicato patronal tentaram através de liminar pedir a ilegalidade da greve. No entanto a Justiça trabalhista de Campos, Nova Friburgo e Rio de Janeiro consideraram a paralisação dos vigilantes legal.


Fonte:  Portal CTB Com informações de agências - 19/04/2011


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.