Notícia - Trabalhadores sul-africanos conquistam acordo salarial de três anos

O Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (NUMSA, sigla em inglês) assinou acordo com a Federação de Aço e Engenharia da África Austral (SEIFSA, sigla em inglês) para encerrar uma greve nacional que durava três semanas.

A NUMSA quer que o acordo seja estendido a outras organizações de empregadores que incluem a Associação de Fundadores e Engenharia da África do Sul (SAEFA) e a Associação Nacional do Emprego da África do Sul (NEASA), que o sindicato diz serem “anti-trabalhadores e agressores sindicais”.

A NUMSA quer que essas associações de empregadores assinem o acordo e não sejam “caronas” que implementam o acordo salarial sem fazer parte do acordo. O sindicato afirma que todos os trabalhadores do setor devem ser beneficiados.

A mobilização dos trabalhadores sul-africanos foi essencial para a conquista e em 25 de outubro a empresa Macsteel foi a primeira empresa associada à SAEFA a assinar o acordo.

O impasse nas negociações foi o que forçou os trabalhadores a realizarem greve. A NUMSA exigia 8% de reajuste e os patrões 4,4%. O sindicato argumentou que os trabalhadores se sacrificaram pela sobrevivência das indústrias quando concordaram em nenhum aumento salarial em 2020 para mitigar o impacto da covid-19 no setor.

Irvin Jim, secretário-geral da NUMSA disse:

“Tomamos uma decisão consciente de que, como sindicato, vamos comprometer e aceitar a oferta atual da SEIFSA de 6% no mínimo com o único propósito de resolver a greve atual no melhor interesse de nossos membros. São os membros da NUMSA que pagaram um alto preço durante a greve, e é do seu interesse que o sindicato faça todo o possível para garantir que a greve seja resolvida o mais rápido possível, pois cada dia de greve é um sacrifício - de acordo com a regra do no-work-no-pay. O acordo protege ainda mais as taxas de remuneração da indústria e os trabalhadores receberão seu pagamento retroativo a partir de 1º de julho de 2021.”

Paule France Ndessomin, secretária regional da IndustriALL para a África Subsaariana disse:

“Aplaudimos a NUMSA por sua dificil estratégia de negociação, que resultou neste acordo salarial que é crucial, pois manterá salários dignos no setor de engenharia e metais pelos próximos três anos”.

Fonte:  Redação Mundo Sindical com informações da IndustriALL Global Union - 27/10/2021