Notícia - Brasil tem 73 milhões fora do mercado de trabalho e 25,4 milhões na informalidade

número de trabalhadores por conta própria atingiu novo recorde, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) no trimestre móvel encerrado em agosto, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O contingente chegou a 25,409 milhões de pessoas, o que representa uma alta de 4,3% (mais 1,0 milhão de pessoas) frente ao trimestre móvel anterior, encerrado em maio, e de 18,1% (3,9 milhões de pessoas) na comparação anual.

Com a crise no mercado de trabalho, o número de trabalhadores por conta própria vem atingindo recordes sucessivos. Esse grupo é formado por trabalhadores sem vínculos empregatícios e, em média, têm renda inferior à dos demais trabalhadores.

Força de trabalho

O IBGE revelou ainda que houve uma redução da população fora da força de trabalho tanto em relação ao trimestre anterior quanto em relação a igual período de 2020.

O contingente ficou em 73,4 milhões de pessoas nos três meses até agosto, o que representa uma queda de 3,2% frente ao trimestre encerrado em maio (2,4 milhões de pessoas a menos), e recuo de 7,3% em relação a igual período de 2020 (5,8 milhões de pessoas a menos).

O indicador chegou a 79,141 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2020.


Fonte:  CSB - 27/10/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.