Notícia - Sindate se reúne com Secretário de Saúde para apresentar demandas dos Técnicos em Enfermagem

Na tarde desta sexta -feira (08/10), a direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) esteve na sede da Secretaria de Saúde (SES-DF) para participar de uma reunião com o novo Secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.

Estavam presentes o presidente do Sindate João Cardoso, os diretores Elza Aparecida, Isa Leal, Josy Jacob, Newton Batista e Moisés de Miranda e uma representante da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP).

O objetivo da reunião era apresentar a Pafiadache, algumas demandas importantes para os Técnicos em Enfermagem, são elas:

Alterações na portaria n° 77: vale ressaltar que o Sindate foi até o Ministério da Saúde para verificar a possibilidade de alteração (relembre aqui), onde fosse feita a contratação de mais um Técnico em Enfermagem, formando assim uma Equipe de Saúde da Família com 3 profissionais. Pafiadache destacou que existe a possibilidade de alteração, mas que será necessário realizar um estudo junto a SUGEP;

Novo local para a UBS 1 de Vicente Pires: após o episódio de agressão sofrido contra uma Técnica em Enfermagem lotada na UBS 01 de Vicente Pires, a direção do Sindate solicitou ao Secretário a mudança de local, já que o agressor é proprietário do imóvel. O Secretário afirmou que já estão sendo feitas análises de novos locais para a possível substituição;

Recesso no Final do Ano: a sugestão dada neste caso, foi que os servidores que não puderem usufruir do recesso no final do ano , tivessem a opção de gozar desses dias posteriormente com data máxima até o final de março e sem a compensação de horas. A sugestão é viável e será feita uma análise segundo afirmação de Pafiadache;

Falta de Materiais de Limpeza em Hospitais e UBS: Pafiadache afirmou que as dívidas com os fornecedores foram quitadas e a empresa fará a reposição deste material em todas as unidades de saúde. Inclusive a SES realizou a compra de alguns itens assistenciais e esses materiais também serão entregues nas unidades;

Reforço em quadro de pessoal para a vacinação: os diretores sugeriram que a SES avalie a possibilidade de disponibilizar os alunos das Faculdade de Saúde Pública do DF (FEPECS e ESCS) para auxiliar na vacinação contra o Covid. O Secretário relatou que era necessário uma avaliação para a efetivação dessa solicitação, mas garantiu que é uma boa ideia para desafogar o serviço.

Concessão das 40h e Concurso Público: o último concurso realizado pela SES foi em 2014 e o quadro de pessoal está defasado, mediante essa questão o Sindate enfatizou com o Secretário que a concessão de 40h era uma ótima alternativa para suprir esse déficit, até que todas as etapas do concurso público aprovado pela Secretaria de Economia sejam realizadas. Essa solicitação da ênfase a um pedido da continuação das 40h, realizado pelo deputado distrital Jorge Vianna ao Governo do Distrito Federal.

Manoel Pafiadache solicitou que o Sindate fosse juntamente com ele visitar uma UBS onde os profissionais atendem uma alta demanda de vacinações para que ele possa conhecer de perto o problema de sobrecarga, a visita será marcada nos próximos dias.

Continue acompanhando os canais de comunicação do Sindate para saber o desenrolar desses pedidos.

Fonte:  UGT - 13/10/2021