Notícia - Centrais Sindicais promovem, dia 17, debate sobre Lei de proteção da mulher trabalhadora

 

O Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais fará uma live no dia 17 de maio a partir das 17 horas, com o tema: “Igualdade na Vida e no Trabalho” para debater o Projeto de Lei Complementar – PLC 130/2011, que combate a desigualdade salarial entre homens e mulheres. O projeto de lei prevê multa para empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função.
 
Para discutir o tema com as lideranças das centrais foram convidados o senador Paulo Paim (PT-RS) e a deputada federal Jandria Feghali (PCdoB-RJ). O evento poderá ser acompanhado pelo facebook da Força Sindical.
 
A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos que é representante da Central no Fórum, que a luta é por justiça e respeito pela igualdade salarial das mulheres. "Após 10 anos de luta, as mulheres conquistaram um importante avanço no Congresso Nacional ao aprovar multa de até cinco vezes o valor da diferença salarial entre homens e mulheres que exercem mesma função".

 

 

Veto presidencial

O presidente Jair Bolsonaro disse em live, no dia 22 de abril, que cogitava vetar esta importante conquista para igualdade de gênero no mercado de trabalho. Na ocasião, Bolsonaro alegou o temor de “que o pessoal não contrate, ou contrate menos mulheres” tornando o emprego para mulheres “quase impossível”. “Este argumento de que a luta pela igualdade no mercado de trabalho prejudica a empregabilidade das mulheres reforça ainda mais a desigualdade”, afirma a sindicalista.
 
Como participar

Para participar do debate, as dirigentes sindicais devem acessar o link e fazer a inscrição. “A participação das nossas lideranças é fundamental para que as mulheres possa garantir seus direitos e a igualdade no mercado de trabalho”, conclamou Auxiliadora.
 
O Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais é formado por: União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

 


Fonte:   Assessoria de Imprensa da Força Sindical - 13/05/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.