Notícia - Trabalhadoras rejeitam proposta e retomam greve nas montadoras da LG

As trabalhadoras rejeitaram por unanimidade a proposta de indenização apresentada pela Blue Tech, Sun Tech e 3C – todas montadoras da LG  –  e decidiram retomar a greve. A votação aconteceu em assembleia unificada, nesta quarta-feira (5), na Praça da Bandeira, em Caçapava.

As empresas haviam proposto, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o pagamento de 70% da indenização que foi paga pela LG aos trabalhadores da fábrica de Taubaté.

As metalúrgicas das três montadoras reivindicam 100%, já que são elas as responsáveis pela produção de 95% dos celulares da LG.

Greve

As trabalhadoras entraram em greve no dia 6 de abril e suspenderam a mobilização, na segunda-feira (3), enquanto aguardavam uma nova proposta das empresas. Como não houve acordo, a partir de hoje ninguém trabalha.

Durante os 28 dias de greve, as metalúrgicas realizaram diversas manifestações, que agora serão retomadas.

Responsabilidade da LG
O Sindicato também defende que a LG assuma sua responsabilidade sobre os direitos das trabalhadoras da Blue Tech, Sun Tech e 3C. Em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, o próprio TRT considerou fraudulenta a relação de terceirização entre a LG e suas montadoras. Segundo o MPT, existem todos os elementos de vínculo empregatício entre os trabalhadores terceirizados e a LG.

“Não existe motivo para que as trabalhadoras da Blue Tech, Sun Tech e 3C recebam indenização inferior a que foi paga pela LG em Taubaté. Esta é uma atitude discriminatória que continuará sendo combatida com as mobilizações. Nossa luta por direitos se mantém forte e tem o apoio de toda categoria metalúrgica”, afirma a diretora do Sindicato Aline Bernardo dos Santos.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - 06/05/2021


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.