Notícia - Centrais obedeceram protocolos sanitários contra Covid-19 no 1º de maio

O ato unitário das Centrais Sindicais neste 1º de Maio 2021 Pela Vida, Democracia, Emprego, Vacina Para Todos e Auxílio Emergencial de R$ 600 obedeceram todos os protocolos sanitários exigidos à proteção contra o contágio e disseminação da Covid-19. Neste ano, diferentemente de 2020, parte do ato virtual transmitido no sábado (1/05) pela Rede TVT foi realizada em estúdio, com a presença de presidentes das centrais e da artista Lucy Alves e sua banda.

Todos os dirigentes, artistas e trabalhadores da equipe que produziu a atividade no estúdio foram testados com o teste AG*, na portaria no local, e só puderam entrar na área de gravação após o resultado negativo para Covid-19.

Dentro do estúdio, os protocolos foram seguidos: distribuição e uso de máscara N35, distanciamento, medição de temperatura, álcool em gel e líquido, kits individuais de alimentação, material descartável, microfones individuais, higienização dos equipamentos, púlpito e cadeiras de onde os dirigentes fizeram suas falas. A supervisão foi dos profissionais de saúde que realizaram a testagem.

Não à toa, o tema central do 1º de Maio unitário das Centrais em 2021 foi a defesa e proteção da vida, prioridade do movimento sindical, neste momento de tragédia sanitária instalada no país, que aponta, infelizmente, para meio milhão de mortes por Covid-19 nos próximos dias.

Neste momento de pandemia, além das bandeiras históricas por emprego e direitos, nossa luta é prioritamente pela vida, por democracia, auxílio emergencial de R$ 600 e por vacina já para todos. Os atos presenciais, que desrespeitaram protocolos, gerando aglomeração e risco de contaminação, em apoio ao governo omisso, incompetente e genocida de Bolsonaro, elevam a letalidade da pandemia e colocoam o Brasil como pária mundial.

Ao abrir a transmissão do ato do 1º de Maio, o público foi avisado da testagem e obediência aos protocolos de segurança e saúde, porém, milhares de pessoas podem ter ingressado na live após ter sido feito o aviso, por isso o Fórum das Centrais ratifica a sua preocupação com a defesa e preservação da vida em todos as suas atividades nesta pandemia.

Sobre o teste

É um teste rápido, capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, cujo resultado positivo significa infecção viral ativa. Faz a detecção direta dessa proteína do Coronavírus em secreção respiratória (retirada da mucosa das duas narinas do testado), com resultado rápidoTem como objetivo identificar a infecção atual, ou seja, se a pessoa testada está infectada por Covid-19 naquele momento. Resultado rápido, em no máximo 1 hora.

Fonte:  Vanilda Oliveira - CUT - 06/05/2021