Notícia - Março Mulher é encerrado com debates sobre empreendedorismo e economia solidária

A Força Sindical São Paulo, por meio da Secretaria da Mulher, realizou hoje um grande evento para fechar o Março Mulher. Com a participação de cerca de 60 lideranças sindicais de várias categorias e regiões do estado de São Paulo, o encontro virtual foi coordenado por Carlos Augusto dos Santos, secretário geral da Força SP.

O presidente da Força SP, Danilo Pereira da Silva, que também é vice-presidente da FEQUIMFAR, abriu o evento parabenizando as companheiras pelo Março Mulher e destacou o compromisso da Força Estadual com a luta das mulheres, uma luta permanente por igualdade de oportunidades e no combate a todas as formas de violência.

“Ao longo da história de 30 anos da Força Sindical, acompanhamos a crescente participação de mulheres no movimento sindical e nas diversas instâncias, fortalecendo essa que é uma importante luta”, disse a secretária de políticas para mulheres da Força Sindical.

O presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, Serginho, falou da importância dos temas em debate, como combate a desigualdade entre homens e mulheres, economia solidária, empoderamento e fim da violência de gênero.

Laura Santos, secretária da mulher da Força SP, fez um panorama sobre os desafios que as mulheres têm enfrentado nos dias de hoje, como desemprego, isolamento social e aumento da violência de gênero: “É importante trocar ideias e levar para dentro das empresas esse debate para que possamos unir forças e avançar”.

Com o objetivo de discutir os desafios das mulheres no atual cenário, o encontro recebeu também as palestrantes Laura Benevides, do DIEESE, e Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza.

Laura Benevides, do DIEESE, falou sobre como a economia solidária fortalece a autonomia das mulheres, por meio do empoderamento e tomada de decisões, auxilia na autonomia financeira, fortalece a sororidade e o trabalho coletivo.

Em sua fala, Luiza Helena Trajano falou sobre empreendedorismo e aproveitou para destacar o projeto “Unidos pela Vacina”, uma iniciativa coordenada pelo grupo Mulheres do Brasil, Trajano é presidente, com o objetivo de auxiliar o poder público em questões como distribuição, aplicação e para trazer insumos ao Brasil para a vacina da Covid-19.

Os Químicos da Força marcaram presença no encontro com lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados, contribuindo com os debates.

Fonte:  Fequimfar - 01/04/2021