Notícia - Fantasma da terceirização chega na Central de Atendimento Iti

O fantasma da terceirização - que achata salários, retira direitos e precariza as relações de trabalho - chegou na Central de Atendimento Iti. Os trabalhadores foram comunicados da terceirização do setor, que será operacionalizado pela empresa Atento, e de imediato procuraram o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Por sua vez, em contato com o sindicato, o RH do Itaú firmou compromisso de buscar a realocação de todos os funcionários até março. 

“O Sindicato é totalmente contra qualquer terceirização. Para nós, trabalhou para banco, bancário é. Porém, infelizmente, mesmo sendo o setor mais lucrativo da economia, os bancos buscam cortar custos com a precarização das relações de trabalho. Diante disso, nosso papel é buscar a realocação dos trabalhadores impactados. Uma vez firmado o compromisso de realocação de todos os trabalhadores pelo banco, nós acompanharemos este processo de perto para evitar demissões. Também estaremos atentos para que a terceirização não afete outras centrais”, enfatiza o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú Sergio Lopes, o Serginho. 

“Nos chama a atenção o fato de que com o lucro do Itaú - que subiu 19,6% no terceiro trimestre de 2020, mesmo com a pandemia - não haveria qualquer necessidade de cortar custos por meio da precarização das relações de trabalho ou de demitir trabalhadores neste momento dificílimo para o país. E o Sindicato tem conhecimento de que ocorreram demissões em centrais de atendimento, em plena pandemia, o que nos coloca ainda mais alertas para assegurar que o Itaú cumpra o compromisso assumido de realocação de todos os trabalhadores da Central de Atendimento Iti em outras centrais”, acrescenta. 

Nos primeiros nove meses de 2020, o Itaú obteve lucro líquido recorrente de R$ 13,148 bilhões. O resultado consolida alta de 19,6% no trimestre (o lucro do 3º trimestre de 2020 foi de R$ 5,030 bilhões, ante R$ 4,2 bilhões no trimestre anterior). Apenas com o que arrecada em serviços e tarifas bancárias, uma receita secundária, o banco cobre suas despesas de pessoal, incluindo PLR, em 163%. 

Caso o bancário verifique que o Itaú não está honrando o compromisso firmado de realocação de todos os trabalhadores da Central de Atendimento Iti, deve entrar em contato de imediato com o Sindicato (CLIQUE AQUI). O sigilo é garantido. 


Fonte:  Redação - Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região - 11/01/2021


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