Notícia - Sindmotoristas e condutores engajados na campanha Novembro Azul

Depois de realizar um movimento que mobilizou a categoria durante todo o mês de outubro, principalmente as condutoras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o Sindmotoristas já se engajou em uma outra campanha, dessa vez voltada ao público masculino.

Estamos falando do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Hoje, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

SINTOMAS

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

EXAME DE TOQUE RETAL

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Então, quem coloca a saúde em primeiro lugar vai deixar o preconceito de lado e fazer periodicamente esse exame.

A Secretaria de Saúde do sindicato deve levar essa discussão para os locais de trabalho, já que devido à pandemia da COVID19 o evento deste ano não será realizado na sede da entidade. A orientação das autoridades públicas é evitar qualquer tipo de aglomeração sob pena de punição.

Vale destacar que, assim como o Outubro Rosa, a campanha Novembro Azul conta com todo o apoio do deputado federal e presidente licenciado, Valdevan Noventa, presidente em exercício, Valmir Santana da Paz (Sorriso) e de toda a diretoria.


Fonte:  Sindmotoristas - 06/11/2020


Comentários