Notícia - CTB fortalece mobilização da Contag para denunciar desmonte da Previdência

Começou no dia 31 de agosto uma grande mobilização da Contag para denunciar o aumento no número de benefícios negados pelo INSS. Adilson Araújo, presidente Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), afirmou: “O governo de Jair Bolsonaro é uma maquina de moer gente”. De acordo com o dirigente, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais estão entre os segmentos mais massacrados pelo governo de Jair Bolsonaro.

A declaração foi feita durante live realizada pela Contag nesta segunda-feira (31) com a participação de Adilson Araújo, Sergio Nobre (CUT) e Aristides Santos, presidente da Contag. A mediação foi feita por Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da CONTAG. 

Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais estão sendo prejudicados no acesso aos direitos previdenciários. A cada mês aumenta a quantidade de auxílios negados pelo governo, especialmente o auxílio-doença que tem deixado desamparados os trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas famílias. Nesta semana várias ações de mobilização acontecem para chamar atenção para que a proteção previdenciária seja um direito efetivado.

“A gente sabe que mais de 4 mil municípios dependem mais da Previdência do que do fundo de participação dos municípios. Todo trabalhador e trabalhadora que deixa de receber o benefício da previdência é o dinheiro que falta para a quitanda, farmácia, feira e para ajudar a sustentar um pequeno negócio”. 

Adilson propôs que a Contag, CTB e demais centrais, sindicatos e federações façam uma denúncia ao Ministério Público e à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele reiterou que o objetivo do governo ao desmontar o INSS é privatizar a Previdência. “Eu me somo à toda a constatação de que estamos diante de uma encruzilhada e não temos nada a esperar deste governo”.

“Com as pressão das duas centrais conseguimos nos livrar da guilhotina da reforma da previdência e agora eles nos pegam no mal atendimento, no desmonte da previdência. O objetivo da live é dizer a base da Contag que estamos ao lado da CTB e da CUT em defesa da classe trabalhadora”, afirmou Aristides Santos, presidente da Contag.

Confira a live na integra: https://www.youtube.com/watch?v=8mX0AbnYgdw&feature=emb_title


Fonte:  Portal CTB - 02/09/2020


Comentários